Arapiraca recebe prêmio em Belém

AssessoriaEdinalva Pinheiro recebeu o prêmio no Fórum Social em Belém (PA)

Edinalva Pinheiro recebeu o prêmio no Fórum Social em Belém (PA)

A Educação de Arapiraca voltou a ser destaque em todo o Brasil, e até mesmo referência para outros países, durante a realização do Fórum Social Mundial, ocorrido na semana passada, na cidade de Belém, no Estado do Pará. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chefes de Estado, ministros e de representantes de movimentos sociais de vários países.

Vencedora do prêmio "Novas Tecnologias da Educação", a professora da rede municipal de ensino, Edinalva Pinheiro, foi convidada para representar Arapiraca durante a nona edição do Fórum Social Mundial (FSM) e apresentar o projeto pedagógico, intitulado “Saúde, Que Vem da Terra”, que obteve o reconhecimento nacional e conquistou o prêmio ofertado pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil.

O projeto está sendo adotado na Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto, localizada no Povoado Gruta d’Água, na zona rural de Arapiraca. Edinalva Pinheiro mobiliza professores, alunos e moradores da comunidades para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.

A iniciativa está revolucionando o aprendizado de centenas de alunos, que também participaram da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde.

O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.

Modelo

Durante a entrega do prêmio, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, elogiou o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino em Arapiraca. Representantes do Sebrae nacional também demonstraram interesse em fortalecer o projeto e torná-lo um modelo para outros municípios brasileiros.

Ednalva Pinheiro não escondeu sua felicidade e orgulho em representar a cidade onde nasceu, o Estado de Alagoas e a Região Nordeste no Fórum Social Mundial.

“Agradeço a Deus, minha família e, também, aos alunos, familiares e à equipe da escola, além do sanitarista Saulo Sales e ao prefeito Luciano Barbosa e a todos os que fazem a Educação de Arapiraca, pelo apoio e incentivo ao projeto”, acrescentou Edinalva Pinheiro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos