Força Nacional inicia operações na segunda

Cláudia Galvão/Alagoas24horas/ArquivoHomens da Força Nacional retornam ao Estado

Homens da Força Nacional retornam ao Estado

Nesta segunda-feira, dia 9, a Secretaria de Estado de Defesa Social de Alagoas começa a colocar em prática mais uma de suas ações no combate à criminalidade. Às 8 horas da manhã, no pátio do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope), o secretário em exercício, delegado Washington Luiz, e a cúpula da segurança pública recepcionam a tropa da Força Nacional de Segurança Pública, que chega ao Estado para atuar nas mais diversas áreas de operações policiais.

A iniciativa da vinda da Força Nacional para o Estado atende ao pedido do governador Teotonio Vilela Filho ao ministro da Justiça, Tarso Genro. A solicitação do governo foi baseada na aprovação, pela cúpula da segurança pública do Estado, do trabalho desempenhado pelos soldados que compuseram a última missão em Alagoas, durante setes meses do ano passado.

Durante a cerimônia de recepção da tropa da Força Nacional, o secretário em exercício da Defesa Social, Washington Luiz, juntamente com o comandante-geral da Polícia Militar, Dalmo Sena, passarão em revista a tropa, composta por 65 soldados da PM de vários outros estados brasileiros. Desse grupo, quatro são oficiais, entre eles o comandante da tropa, major da Polícia Militar do Distrito Federal, Fábio Barbosa Pizetta, e o subcomandante da Polícia Militar do Pará, capitão Eduardo.

Os 65 homens da Força Nacional ficarão alojados temporariamente na sede do Bope, no Pontal da Barra, mas deverão ser transferidos para a sede do 8º Batalhão, situado no aeroporto Zumbi dos Palmares. Essa será uma das estratégias para facilitar o combate à criminalidade na parte alta da cidade, identificada como uma das regiões de maior índice de homicídios.

O comboio da Força chegará a Alagoas em 8 viaturas blindadas, modelo X-Terra, e cada soldado virá equipado com munições e armas dos modelos fuzil 556 e pistola .40. Uma grande novidade será o uso de 65 pistolas Taser, armamento não-letal, de última geração, que transmite impulsos elétricos para imobilizar suspeitos e que pode substituir, em muitos casos, as armas de fogo.

Para o secretário Washington Luiz, o retorno da Força Nacional a Alagoas vem impulsionar as ações do governo estadual em diminuir a violência em todo o Estado e mostra a seriedade com que o governador Teotonio Vilela trata o problema da criminalidade em Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos