Cesmac realiza Seminário de Iniciação Científica

O Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) promove até sexta-feira (dia 13) seu VII Seminário de Iniciação Científica, no auditório João Sampaio, localizado no Complexo Educacional Eduardo Almeida (Farol). O objetivo do evento é o de apresentar os resultados parciais de 61 trabalhos científicos desenvolvidos pelos jovens pesquisadores da instituição vinculados ao Núcleo de Programas de Pesquisa (NPP), coordenado da professora Enaura Quixabeira.

"O Seminário é uma boa oportunidade para fazermos uma avaliação do desenvolvimento dos projetos de nossos bolsistas e de prestar contas às instituições parceiras que financiam nossas pesquisas. A partir dele vamos selecionar os trabalhos que representarão o Cesmac na 61ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que será realizada este ano na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus", diz Enaura.

A programação contou com a presença do diretor geral do Cesmac, João Sampaio Filho, e do vice-diretor geral, Douglas Apratto Tenório. Pela manhã, durante a abertura das atividades, foi lançada a edição de número 3 da Revista Semente, do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) da instituição. A publicação traz os resultados de todas as pesquisas concluídas no ano passado. Em seguida, o professor doutor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), proferiu uma palestra sobre Empreendedorismo Inovador.

Os dez alunos bolsistas cujos trabalhos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram os primeiros a exibirem seus trabalhos. Dois deles, de alunos da Faculdade de Ciências Exatas, promovem uma reflexão sobre o patrimônio histórico de Alagoas: "Levantamento iconográfico dos engenhos de açúcar do litoral Sul" e "Tombar é preservar? Evolução, mapeamento e análise dos processos preservacionistas na cidade de Maceió".

A tarde será a oportunidade de dez jovens pesquisadores bolsistas do Cesmac, mantidos pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), apresentarem os resultados parciais de seus estudos. A maioria dos trabalhos é da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), mas dois estudos da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) se destacam por se dedicar a temas relacionados com a infância e juventude. Um deles é sobre a "Prevalência de alterações comportamentais em crianças e adolescentes vítimas de violência familiar em Maceió" e o outro sobre "Aspectos epidemiológicos do uso de drogas ilícitas entre jovens universitários de Maceió".

A quinta e a sexta-feira foram os dias reservados para a exposição dos 41 projetos financiados pelo PSIC, mantido pela instituição de ensino superior. "Desde a criação do Programa Semente de Iniciação Científica, em 2003, o Cesmac já investiu mais de meio milhão de reais no desenvolvimento dos trabalhos científicos. Hoje, as pesquisas realizadas aqui têm reconhecimento nacional, sendo convidadas para participar de importantes eventos acadêmicos e científicos como a reunião anual da SBPC – que reúne a nata da comunidade acadêmica e científica do País", afirma Nelly Targino, coordenadora do PSIC.

"No início mantínhamos 20 bolsistas com recursos próprios. Ano passado atingimos um total de 61 bolsistas, com dez bolsas mantidas pela Fapeal e mais dez pelo CNPq. Nossa meta é alcançar um total de 100 bolsas de pesquisa até 2010, captando mais recursos de entidades parceiras", explica.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos