PlanSeQ: vagas para a área da Construção

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) Bolsa Família, voltado para o setor da Construção Civil, em Maceió. A ação qualificará homens e mulheres de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.

O PlanSeQ Bolsa Família – Construção Civil é coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE). Em Maceió, as ações têm a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Secretaria de Estado da Assistência Social e do Senai – entidade que irá executar os cursos, que terão carga de 200 horas, distribuídas entre conhecimentos específicos e gerais.

Uma novidade é que agora poderão ser inscritos mais de um trabalhador por família, de livre escolha de seus componentes. Neste processo de seleção, serão adotados procedimentos para atingir o percentual mínimo de 30% de mulheres entre os beneficiários.

A expectativa é que esse plano contemple 184.297 mil beneficiários do Bolsa Família, em 202 municípios do país, na área da Construção Civil. Em Maceió, num primeiro momento, 231 trabalhadores serão contemplados. Os cursos oferecidos serão de pedreiro/ azulejista, pedreiro/ pintor, encanador/ eletricista, entre outros. Os cursos devem começar em março.

O setor é essencial ao desenvolvimento econômico do Brasil e mantém relação direta com as obras de infra-estrutura realizadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Para a construção civil, os investimentos somam cerca de R$ 150 milhões.

De acordo com a especialista em políticas públicas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Ana Amélia da Silva, essa ação vem para aumentar as oportunidades de trabalho em Maceió. “Os participantes receberão um auxílio para transporte e lanche durante os cursos. Vale lembrar que, o beneficiário do Bolsa Família que quiser participar do PlanSeQ, não perderá o benefício”, ressalta a especialista, dizendo que, para participar do PlanSeQ, os trabalhadores devem ter o perfil pertencentes às famílias do Bolsa Família.

Em função da ampliação da meta de qualificação para o PlanSeQ, que foi estipulada pelo Governo Federal e deve atender a mais 200 pessoas, a diretora de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado do Trabalho, Rita Romeiro, disse que o secretário Regis Cavalcante irá discutir com representantes da construção civil outras áreas a serem qualificadas. “Quanto mais vagas, mais pessoas serão beneficiadas”, explicou Rita.

Para se inscrever no Planseq Bolsa Família é necessário ir a uma agência do Sine ou a um Centro de Referência de Assistência Social. No Sine, o interessado deve levar a carteira de identidade (RG), a carteira de trabalho e o Número de Identificação Social (NIS) ou PIS. Quem não tem carteira de trabalho, deve levar um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) e uma foto 3×4. No Cras, será necessário apresentar o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS) para começar o processo de inscrição. Depois, é só aguardar a convocação para os cursos, que serão divulgados por carta do Governo Federal, comunicado no extrato bancário do PBF, panfletos e cartazes e veículos de comunicação (rádio, TV, jornal, entre outros).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos