Rio Largo terá Ronda Comunitária Escolar

O Ministério Público Estadual, em parceria com a Polícia Militar e prefeitura de Rio Largo, lança nesta segunda-feira (16), a Ronda Comunitária Escolar (Roncesc). O objetivo é criar um elo mais fortalecido entre a comunidade escolar, a família e a PM. O lançamento será no auditório do Colégio Judith Paiva, a partir das 9 horas.

Um projeto similar já existe em algumas cidades brasileiras, como por exemplo, em Santo André (SP) e Cuiabá (MT). A equipe técnica será composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga. A parte ostensiva fica sob o controle de dois policiais militares e um agente protetor.

Segundo a promotora de Justiça Maria José Alves da Silva, embora a estrutura física do projeto ainda esteja acanhada, a implantação da Ronda Comunitária Escolar é um passo importante no combate a violência nas escolas em Rio Largo. "Queremos fazer o jovem entender, compreender e apreender valores imutáveis, como respeito, dignidade, estudo, família, amizade, trabalho, lealdade, enfim colaborar efetivamente na formação do cidadão", acrescentou.

De acordo com o tenente-coronel Neilton Albuquerque, comandante do 8° Batalhão da PM, este não é apenas um batalhão escolar, mas um instrumento que pretende criar laços e interagir na comunidade. "É um passo importantíssimo para mudarmos a realidade de nossos jovens, dando a eles opções reais de presente e futuro promissor", afirmou. “Implantei a Ronda Escolar em União dos Palmares, algo mais simples, sem a abrangência do projeto de Rio Largo, porém, já tem gerado resultados positivos”, completou Albuquerque.

Fonte: MP-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos