Hemoal realiza coleta na Praça Deodoro

Diante de um estoque de sangue considerado insuficiente para atender a demanda de transfusões em dias convencionais, já que as geladeiras do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) possuem, apenas, 194 bolsas, quando seria necessário 250 no mínimo, a Diretoria da Hemorrede realiza coleta externa para não faltar sangue durante o feriado de Carnaval. Para isso, a Unidade Móvel do órgão estará até às 17 horas desta quarta-feira na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, captando doadores voluntários, visando evitar que vítimas de acidentes de trânsito e feridas por armas branca e de fogo possam vir a falecer por falta de uma transfusão.

A medida emergencial acontece dois dias antes do término da Campanha “Você não precisa ter super poderes para salvar vidas”, que foi iniciada no dia 09 de fevereiro e prorrogada até sexta-feira, 20. Mesmo diante do apelo na mídia, o percentual de voluntários que têm comparecido ao Hemoal é insuficiente para suprir a carência do órgão, que ficou desabastecido durante os meses de dezembro e janeiro, quando o consumo de sangue mais que triplicou, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), onde são atendidas pessoas feridas em acidentes, à bala ou por facadas.

“Nossa situação é preocupante, por isso, decidimos levar a Unidade Móvel à Praça Deodoro, no Centro de Maceió, como forma de facilitar o acesso dos voluntários para se candidatarem à doação de sangue. Essa medida acontece emergencialmente, pois nesta quarta-feira não temos nenhuma bolsa de sangue B negativo, o que representa uma situação crítica e que só pode ser contornada por meio da solidariedade, já que o sangue não se encontra em farmácias para ser comprado”, ressalta a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Izaura Alves Pinto.

Mas para os voluntários que não possam comparecer a Praça Deodoro, nesta quarta-feira, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoal, que fica situado em Maceió, vizinho ao HGE, no bairro Trapiche. Caso estejam no interior do Estado, eles podem se deslocar até a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, localizada próximo ao Hospital Municipal de Coruripe, ou ainda, se dirigir ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima.

As três unidades estarão atendendo das 07 às 18 horas, até sexta-feira, 20, com equipes multidisciplinares de plantão para garantir qualidade e eficiência na coleta de sangue. E para se candidatar à doação – cujo gesto pode salvar até quatro vidas –, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde. Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite; já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejam se candidatar à doação novamente.

Fonte: Josenildo Törres/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos