Posto Avançado do Samu entra em operação

AssessoriaAssessoria

Foliões, nativos e veranistas que escolheram a Barra de São Miguel para brincar o carnaval já contam com a assistência pré-hospitalar no Posto Médico Avançado do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), implantado as margens da rodovia AL-101 Sul.

A iniciativa da secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visa garantir atendimento à população um serviço de pronto atendimento com atendimento 24 horas, durante o carnaval. Os trabalhos começaram neste sábado, dia 21. O posto também está apto para realizar o atendimento espontâneo, deslocamentos pelo serviço 192, por meio de uma Unidade de Suporte Avançado (USB) e uma de Suporte Básico (USB).

A "unidade de campanha" contará ainda com sala de estabilização do paciente, centro de cuidados intensivos, sala de medicação e triagem; sala destinada à equipe de Vigilância Sanitária, além de ambiente de repouso. A equipe será formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

Em visita de inspeção, o secretário Herbert Motta, ressaltou que o projeto será desenvolvido em outros eventos de grande porte, dando visibilidade ao serviço do Samu e facilitando o atendimento de urgência. "Nossa meta é levar o Samu a todos os cantos de Alagoas e melhorar a assistência aos alagoanos com qualidade e dignidade; vocês estão de parabéns porque esse projeto será modelo para períodos de grandes festividades" reconheceu.

Nas rodovias 101 Norte e 101 Sul é possível perceber a presença ostensiva das unidades do Samu e do Corpo de Bombeiros. É a descentralização, que disponibiliza em pontos estratégicos, equipes multiprofissional e aptas para lidar com as mais diversas situações. Em Arapiraca, Penedo, Coruripe, Pão de Açúcar e Viçosa o serviço utiliza o mesmo esquema. Já as unidades da rede, inclusive o HGE, trabalham com reforço em suas escalas de plantões e estoques.

Campanhas educativas

Além do Samu, a Sesau desenvolve ainda várias frentes educativas, de inspeção e orientação aos foliões, motoristas e comerciantes. Desde o início da manhã, equipes da superintendência de Vigilância à Saúde (Suvisa) realizam trabalho educativo em vários municípios, principalmente Barra de São Miguel, onde bonecos gigantes tomaram as ruas chamando atenção para os perigos do alcool. As equipes de Dengue, Aids, Vigilância Sanitária, Alimento Seguro, Segurança no Trânsico e Vigilância Sanitária também atuam em vários pontos do estado até a próxima quarta-feira.

"Nosso objetivo é despertar a atenção de todos para os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano, quando as pessoas geralmente exageram; com saúde não se brinca" adverte a superintendente da Suvisa, Sandra Canuto, acrescentando que as ações ocorrerão de Norte a Sul.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos