SMS promove ação de saúde animal

GoogleGoogle

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), promove no próximo sábado, 7, uma ação de saúde animal no Reginaldo. A atividade, que conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem o objetivo de sensibilizar os proprietários de animais em relação à posse responsável, visando principalmente ao bem-estar do animal e ao controle da população de animais de rua.

A SMS tem o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), que realiza um trabalho de sensibilização prévia com a comunidade, informando sobre a importância de todos colaborarem nessa ação de saúde pública.

Durante todo o dia, será feito um mutirão envolvendo médicos-veterinários, auxiliares, professores, alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufal, que se revezarão em consultas para cães e gatos, vacinação antirrábica e vermifugação, orientações de educação em saúde para uma posse responsável de animais, dentre outros cuidados.

De acordo com o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo, essa iniciativa tem um foco específico, no sentido de que seja feita uma avaliação geral dos animais do local para que no dia 28 de março possam participar dos procedimentos de castração, objetivando evitar aumento de animais de rua.

“Essa medida é altamente preventiva, uma vez que esses animais que ocupam as ruas representam perigo, tanto no que diz respeito a acidentes como também para a transmissão de doenças”, explica.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, solicita o engajamento de toda a população nessa ação. “É preciso a compreensão de todos para que cuidem de seus animais de forma correta, evitando possíveis danos tanto à saúde humana quanto à animal”, ressalta.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos