‘É importante estar unido para promover o bem’, diz ministro

Luis Vilar/Alagoas24horasLuis Vilar/Alagoas24horas

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou – em entrevista, durante encontro com prefeitos alagoanos – que a ação tomada pelo Governo do Estado de Alagoas de se reunir com os gestores dos municípios é de extrema importância para que eles possam otimizar, potencializar e ampliar as obras do Governo Federal em Alagoas.

Ananias anunciou ainda um investimento de R$ 3,6 milhões em Alagoas. A verba será investida em projetos ligados a caprinocultura. De acordo com o ministro, é mais uma das parcerias citadas que fazem com que o Governo Federal invista R$ 875 milhões em Alagoas.

Patrus Ananias destacou que os projetos – apesar de contarem com recursos Federais ou Estaduais – são executados pelos municípios. “As prefeituras são as grandes executoras de projeto do país. Então, faz-se necessário que estes sejam orientados para garantir o direito à assistência, à educação, alimentação e saúde da população, sobretudo a mais carente”, frisou.

De acordo com Ananias, o encontro demonstra ainda uma união “para promover o bem”. “Isto mostra que há um objetivo que é suprapartidário e que não vê siglas, mas sim as necessidades das comunidades mais pobres deste país”, destacou. Patrus Ananias avaliou também que a maioria das prefeituras municipais tem aplicado bem os recursos destinados aos municípios.

“Aquelas que encontram problemas, devem ser orientadas para seguir dentro dos projetos e é isto que se busca em encontros como estes. Nós devemos aperfeiçoar mais. Quanto aqueles prefeitos que agem por desvio de caráter e não por dificuldades, temos aí o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União e outras instâncias que estão atuantes”, complementou o ministro.

Patrus Ananias negou ainda que a ampliação dos programas federais nos municípios se dê por conta da campanha do Partido dos Trabalhadores para eleger a ministra Dilma Rousself para presidente da República, em 2010. “Isto não há. O Governo Federal tem trabalhado junto às prefeituras, sem discriminação partidária, desde o primeiro dia de trabalho. Alagoas é um exemplo disto. O presidente Lula é um parceiro de um governador que é do PSDB. Ou seja, não há palanque, mais sim uma preocupação com os mais excluídos e com a justiça social”, salientou.

Patrus Ananias ainda parabenizou a decisão de Teotonio Vilela Filho de se reunir com os prefeitos visando ao desenvolvimento do Estado de Alagoas. “É importante este processo pedagógico para ajudar aos prefeitos”, disse.

Teotonio Vilela

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), frisou que construir parcerias é a melhor forma para recolocar o Estado nos trilhos do desenvolvimento. “Estamos trabalhando em parceria. Em Alagoas, precisamos andar de mãos dadas. Ainda é preciso fazer muito para mudar nossos indicadores que são precários. Para isto, precisamos, junto com os prefeitos otimizar as ações”, colocou.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido com os prefeitos não muda. Somos parceiros desde quando era senador da República. O encontro visa conversar com esta nova safra que assumiu agora e que já montou as equipes. Precisamos fazer este casamento com o Governo do Estado, Governo Federal e prefeituras”, salientou o governador de Alagoas.

2010

Vilela negou ainda que o encontro com os prefeitos tenha como pano de fundo político visando à reeleição em 2010. “Não, de forma alguma. 2010 ainda está muito distante para pensarmos nele. Vamos agora é trabalhar”, disse. O governador destacou ainda a parceria com o Governo Federal. “Estou satisfeito com as parcerias com o Governo Federal. O presidente Lula tem tido uma postura republicana, amiga e solidária com Alagoas”, expôs.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos