‘Suplente que votou na Mesa é masoquista ou mau-caráter’, diz Rui Palmeira

Vanessa Alencar/Alagoas24horas/ArquivoDeputado Rui Palmeira (PR)

Deputado Rui Palmeira (PR)

Em entrevista à imprensa após a sessão que marcou a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2009/2010, o deputado Rui Palmeira (PR) voltou a afirmar que o uso da tribuna da ALE pelo deputado afastado Cícero Ferro feriu o regimento da Casa e que os membros da Mesa estão sujeitos à prisão e multa.

Palmeira explicou que Ferro usou a “questão de ordem” – que é uma prerrogativa dos deputados – para discursar. Mesmo assim o deputado garantiu que não irá questionar o fato na Justiça, já que o discurso não afetou a eleição para Mesa Diretora. “Cabe a Justiça decidir. Coisas desse tipo só acontecem aqui porque a posição da Mesa é vacilante. Eles dão liberdade aos deputados afastados de fazerem o que querem”, criticou.

O deputado também criticou os dois suplentes que teriam votado no deputado Fernando Toledo. “Eles só podem ser masoquistas ou de mau-caráter para votar na chapa após serem enxotados da Casa por eles”, finaliza.

Justiça

Também em entrevista coletiva à imprensa, o presidente Fernando Toledo (PSDB) disse que irá ouvir a Justiça sobre o requerimento apresentado pelo deputado afastado Cícero Ferro em relação à participação dos deputados afastados nas sessões da Casa.

O presidente da Casa, que fez questão de frisar que a Mesa agora tem legitimidade, explicou que não houve descumprimento de ordem judicial em permitir que Ferro usasse a Tribuna para discursar. “Ele se pronunciou como autoridade presente e não como deputado, além disso, seu nome não estava na lista de chamada”, alegou.

Toledo garantiu que a decisão sobre a participação dos deputados afastados às sessões da Casa será tomada pela Mesa, mas que irá consultar a Justiça. “A decisão sobre o requerimento não será isolada, será uma decisão da Mesa Diretora. Para isso vamos ouvir a Justiça, assim como o Ministério Público”, afirmou Toledo. Ele disse que, até a próxima terça-feira a decisão deverá ser anunciada.

O presidente da ALE aproveitou a presença do deputado Rui Palmeira para anunciar seu interesse em fazê-lo presidente da Comissão de Constituição de Justiça, o que foi encarado por Rui como uma "brincadeira" do presidente.

“Vou trabalhar para fazer o deputado Rui Palmeira presidente da CCJ”, disse Toledo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos