Dia Mundial de Prevenção de Doenças Renais

Luis Vilar/Alagoas24horasDezenas de pessoas se submeteram aos exames

Dezenas de pessoas se submeteram aos exames

A Associação dos Renais Crônicos de Alagoas (Arcal) promove – na manhã desta quinta-feira, dia 12 – uma campanha, no Centro de Maceió, com o tema “Prevenir é melhor do que remediar”. A campanha conta com ainda com a parceria do Conselho Estadual de Saúde e da Prefeitura Municipal de Maceió.

A campanha conta com médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros que realizam exames preventivos nas pessoas que passam pelo Calçadão do Comércio de Maceió. O evento faz parte do Dia Mundial de Prevenção das Doenças Renais.

Conforme o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, em Alagoas são mais de mil pessoas fazendo hemodiálise. O Conselho registra ainda 350 transplantados e 600 pacientes na fila de espera por um rim. O objetivo da ação preventiva – segundo Wilton da Silva – é alertas pessoas sobre como se prevenir, já que os problemas renais tem se alastrado.

“Antigamente os problemas renais só eram registrados em pessoas com mais de 40 anos. Hoje em dia não é mais assim, há crianças fazendo hemodiálise”, frisou. A doença renal crônica é considerada uma epidemia.

No Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes renais, dos quais – segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) – 60% não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até a morte.

Os rins são os principais órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e substâncias que não são mais importantes para o organismo. Eles também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis adequados. Alem disso, os rins ajudam na produção de alguns hormônios e participam do controle da pressão arterial. A doença renal muitas vezes está associada com diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Algumas medidas simples são capazes de detectar a doença renal. Basta medir a pressão arterial e pedir ao médico para fazer um exame de urina, com o objetivo de verificar a dosagem de creatinina no sangue. O exame pode mostrar a presença de proteína, cuja permanência continuada pode indicar uma lesão renal em fase inicial.

Veja Mais

Brasil completa dois anos sem casos de sarampo

País está em vias de voltar a receber a certificação de país livre da doença, condição que havia alcançado em 2016. Vacina tríplice viral, disponível no SUS, protege contra o sarampo, caxumba e rubéola

Deixe um comentário

Vídeos