Na próxima semana, 17 casais irão oficializar a união civil. Mais uma vez, a parceria entre o Projeto Crescer (entidade social mantida pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió), o Núcleo de Gerenciamento Acadêmico (NGA) do curso de Direito do CESMAC e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio da Justiça Itinerante, promove uma nova edição do Casamento Coletivo.
No dia 16 de março, a partir das 8h, no auditório do prédio Íris II (CESMAC), representantes do TJ se reúnem com os noivos para preparar toda a documentação do casório. Três dias depois, em 19 de março, às 9h30, acontece a cerimônia civil e a grande festa, com direito a bolo, música, champanha e muita valsa.
O ato civil será conduzido pela juíza Ana Florinda Mendonça que na ocasião ministra uma palestra para alunos e convidados. “Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março, queremos apresentar um tema que discuta a relação da mulher com o casamento”, destaca a coordenadora do NGA, da Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), professora Sônia Albuquerque.
O evento conta ainda com o apoio dos alunos do 6º período de Direito e do Cartório do 6º Ofício de Registro Civil, representado pela tabeliã Rosinete Rodrigues.
Dessa vez, a maioria dos beneficiados são moradores dos bairros do Reginaldo, Farol, e Jacintinho. Entre noivos e noivas, também há funcionários do próprio CESMAC. Para o fotógrafo Nildomar Oliveira, a oportunidade chegou em boa hora. “Estávamos com vontade de casar desde o ano passado, mas financeiramente não era um bom momento”, explicou. A justificativa tem motivo e nome: chama-se Nícolas e tem apenas um mês de idade. “Ele vai estar conosco na cerimônia, que sem dúvida será emocionante. Com uma criança em casa, as despesas disparam. Felizmente, a espera valeu a pena. O nosso sonho vai virar realidade e não teremos
nenhum custo por isso”, comemora.