Feira do Passarinho será transferida

AsssessoriaReunião foi realizada nesta sexta-feira

Reunião foi realizada nesta sexta-feira

Um grupo de secretários do município se reuniu, nesta sexta-feira, 13, com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Alagoas, José Marques de Lima, para definir as primeiras medidas que serão tomadas para liberar as margens da linha que liga a Estação Central, em Maceió, ao distrito de Lourenço de Albuquerque. O trabalho é necessário para que a linha férrea comporte a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um projeto de R$ 160 milhões.

A primeira etapa do trabalho visa à retirada dos comerciantes que hoje se encontram aglomerados na Feira do Passarinho. No local, a atual locomotiva da CBTU precisa passar a uma velocidade máxima de três quilômetros por hora, para que barracos não sejam arrastados e pedestres atropelados.

No caso da Feira do Passarinho, o prefeito Cícero Almeida disse que espera iniciar a retirada dos comerciantes até o próximo dia 20 de março. Os demais pontos do trajeto serão discutidos na próxima semana, quando os secretários do município voltam a se encontrar com os técnicos da CBTU para estudar cada etapa do projeto.

“A Prefeitura não quer perder esses recursos (160 milhões de reais), sendo 60 milhões já para este ano. Por isso que quero começar a demolição na Feira do Passarinho no máximo até o final deste mês”, afirma o prefeito.

Segundo o superintendente da CBTU, após as demolições serem iniciadas a companhia dará início ao processo de licitação para compra do VLT. “A ideia é fazermos o lançamento da licitação em Maceió com a presença do presidente Lula”, revela José Marques de Lima.

A expectativa é que sejam retirados da Feira do Passarinho cerca de 500 comerciantes, que serão transferidos para a antiga Ceasa, Mercado da Produção e Mercado do Artesanato. No caso da Ceasa, a Prefeitura espera contar com a liberação da área por parte do governo do Estado.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos