Saúde realiza atividades em escolas estaduais

A diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde realiza durante esta semana, nas escolas estaduais da Capital, uma série de palestras e atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo domingo, 22 de março. A programação teve início nesta segunda (16), na Escola Virgílio de Campos (Pajuçara) e segue amanhã (17), a partir da 9h, na Escola Ladislau Neto, em Jaraguá; na quinta-feira (19), na Escola Benício Dantas, na Pajuçara e na sexta-feira (20), nas escolas Campos Teixeira, na Ponta da Terra e Mário Broad, na Jatiúca.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental, Elizabeth Rocha, o envolvimento de alunos e professores com o tema está sendo muito positivo. “Sem dúvida a interação junto aos estudantes foi a melhor possível, eles perguntam quando tem dúvidas e surpreendem quando questionados sobre o assunto. É muito importante que esta geração entenda, por exemplo, que ações como a economia da água e a proteção dos mananciais são fundamentais para a qualidade de vida de toda a humanidade”, destacou.

Os alunos receberam fôlderes sobre a importância da água para a qualidade de vida do planeta e participaram de atividades práticas em que foram mostrados casos de desperdício de água na própria escola. Os técnicos do Laboratório Central (Lacen) da Sesau realizaram demonstrações de como é feita a análise da água para o consumo humano. Aos professores foram distribuídas cartilhas que mostram formas de evitar o desperdício da água fornecida na escola, com sugestões de que tais informações sejam utilizadas em sala de aula.

No domingo, dia 22, o laboratório itinerante do Lacen estará na área de lazer da Praia de Pajuçara onde fará demonstrações de como é feito o monitoramento da qualidade da água para o consumo humano no Estado. O laboratório é um caminhão baú, que foi doado pelo Ministério da Saúde ao Estado de Alagoas, equipado com pias e bancadas e conta com rede elétrica independente, que permite a manutenção de ar-condicionado e o uso de TV, vídeo, geladeira e estufas, que possibilita a realização de análises laboratoriais de baixa complexidade.

Todas as atividades estão sendo realizadas em parceria com as secretarias estaduais de Educação e de Recursos Hídricos, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Laboratório Central (Lacen) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos