Laclim recebe equipamento de última geração

Para ampliar a capacidade de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), adquiriu um equipamento (ARCHITET CI 8.200) de última geração para realização simultânea dos testes de bioquímica, imunologia e hormônios.

A nova aquisição foi feita em regime de comodato, com adesão em Atas de Registro de Preços Nacionais, regulamentadas pelo Decreto Federal 3.931/2001. De acordo a diretora-médica do Laclim, Sandra Helena, a iniciativa proporcionará um avanço na qualidade e precisão dos exames, garantindo uma margem de erros de 0% nos resultados. Outro beneficio é quanto ao tempo de entrega desses resultados aos usuários, que atualmente é de até sete dias e, agora, passará a ser disponibilizado no dia seguinte à coleta para análise.

“Agilidade, eficiência e economia de custo quanto ao uso de material de apoio utilizado no processo de coleta dos exames, uma vez que as etapas de análise são feitas simultaneamente. Esses são alguns dos benefícios proporcionados com o equipamento que chega ao Laclim”, destaca Sandra.

A demanda diária do Laclim concentra a realização de cerca de 350 atendimentos, incluindo usuários da capital e também de outras cidades do interior de Alagoas, além dos postos de coleta: U.E João Paulo, U.E Pintaguinha, U.E Teresa Barbosa (Conjunto Eustáquio Gomes), Caic Virgem dos Pobres, Presídio Baldomero Cavalcante, Presídio Santa Luzia. No total, são feitos 65 mil testes por mês e 150 tipos diferentes de exames.

E ainda atendendo ao Plantão da Dengue, no horário das 8h às 20h, recebe coletas das unidades João Paulo II (Jacintinho), Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), PAM Dique-Estrada (Vergel), PAM Bebedouro e PAM Salgadinho.

Já para a população infantil, atende através da parceria entre a SMS e as clínicas pediátricas Amai, na Ponta Grossa, Santa Maria, no Poço, Guri, na Cambona e Frei Damião, no Jacintinho.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, com a previsão para construção de novos postos em Maceió, a demanda deverá dobrar. “Mesmo diante do aumento no atendimento, a proposta da SMS é oferecer serviços de qualidade à população. Para isso, estamos investindo em tecnologia mais eficiente”, explica.

O aperfeiçoamento do sistema de informatização é outra novidade a ser implantada no Laclim. Novos equipamentos de informática, como computadores, leitores de código de barras e impressoras a laser serão instalados, favorecendo o andamento dos trabalhos como um todo. Os resultados, por exemplo, serão impressos somente no momento que o usuário vier buscar os exames, evitando, assim, o acúmulo de papel, tornando o ambiente mais organizado. Outras informações sobre o Laclim: 3315-1975.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos