PM monta esquema com 400 homens para o Clássico das Multidões

Estêvão dos Anjos/Alagoas24horasCPC define estratégias para o clássico entre CSA x CRB no Estádio Rei Pelé

CPC define estratégias para o clássico entre CSA x CRB no Estádio Rei Pelé

A Polícia Militar de Alagoas montou um esquema de segurança especial envolvendo 400 homens para o confronto entre CSA e CRB, na próxima quinta-feira, dia 2, no Estádio Rei Pelé. O jogo acontece pela quinta rodada do 2° turno do Campeonato Alagoano 2009 e é considerado – pela Polícia Militar de Alagoas – o maior evento esportivo do Estado.

O esquema de segurança – conforme o coronel Amarildo Feitosa – visa garantir a ida dos “torcedores de bem e das famílias ao estádio”. Feitosa ressaltou que a Polícia Militar de Alagoas vai trabalhar de forma ostensiva e preventiva no “Clássico das Multidões”. O mando do campo do jogo é do CSA e foram colocados 10.300 ingressos à venda.

De acordo com Feitosa, serão deslocados policiais de todos os batalhões de área da Polícia Militar de Alagoas, além de soldados de outros batalhões especiais, como é o caso do BOPE, Cavalaria, Canil e BTRan. Além da segurança no Estádio Rei Pelé, a PM deve acompanhar a trajetória de alguns torcedores até o maior palco do futebol alagoano. Conforme a PM, o acompanhamento será feito de alguns terminais de ônibus estratégicos, para evitar maiores incidentes, como depredações e brigas.

Quatro horas antes do jogo, os policiais militares já estarão de prontidão no entorno do Estádio Rei Pelé. Inclusive, o trânsito na Avenida Siqueira Campos – no sentido Centro-Trapiche da Barra será interditado. O outro sentido, que é do lado onde fica o Hospital Geral do Estado, será liberado normalmente. A interdição de uma das vias da Siqueira Campos ocorrerá às 18 horas.

Foi traçado ainda um planejamento para a entrada das torcidas no Rei Pelé. Os torcedores do CSA ficarão nas grandes arquibancadas; já os regatianos serão deslocados para as áreas atrás dos gols. A PM proibiu ainda que qualquer tipo de material que caracterize torcida organizada entre no Estádio. Estão proibidos também instrumentos musicais e mastros de bandeiras.

A saída das torcidas – ao término do jogo – também será disciplinada pela Polícia Militar de Alagoas, conforme o coronel Amarildo Feitosa. Os torcedores do CSA deixarão o Estádio Rei Pelé primeiro, independente do resultado do jogo. Do lado de fora, alguns policiais estarão de prontidão para evitar apedrejamento de coletivos e outros tipos de confusão, já ocorridas em clássicos passados.

Os torcedores do CRB e pessoas com credenciais terão acesso ao Estádio Rei Pelé pela rampa do lado da Empresa Veleiro. Os azulinos terão acesso pelos portões das grandes arquibancadas, próximo ao Ginásio do Sesi. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) proibiu também a venda e o consumo de bebida alcoólica no interior do Estádio. A PM ainda encaminhou um ofício para a Secretaria de Defesa Social solicitando a proibição da venda de bebidas alcoólica em estabelecimentos próximos.

Por ser considerado um grande evento, a Polícia Militar de Alagoas solicitou à Federação Alagoana de Futebol (FAF) que transfira o jogo entre Corinthians Alagoano e ASA, que ocorre no mesmo dia. De acordo com o coronel Luciano Silva, comandante do CPC, não há como fazer a segurança dos dois jogos por conta das dificuldades de efetivo da Polícia Militar de Alagoas.

A PM ainda infiltrará policiais à paisana nas arquibancadas do Estádio Rei Pelé, para acompanhar os torcedores. Poderão ser lavrados TCOs e BOs, caso algum torcedor seja flagrado cometendo irregularidades.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos