Governo aposta na descentralização da Saúde

O governo está apostando na descentralização dos recursos para ampliar as ações de saúde e melhorar a assistência em parceria com os municípios alagoanos, principalmente na atenção básica. Foi o garantiu o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta, nesta quinta-feira, durante atividades da Caravana Avança Saúde, nos municípios de Lagoa da Canoa, Craíbas, Anadia e Pinboba, onde entregaram ambulâncias cidadãs e anunciaram a liberação de recursos para custeio do Programa Saúde da Família (PSF), construção e reformas de postos de saúde.

Ainda em Craíbas, Teotonio Vilela, que esteve acompanhado do prefeito Jadson Pedro, da secretária da Educação, Márcia Valéria, e dos deputados estaduais José Pedro, Jéferson Moraes e Cícero Ferro inaugurou o Ginásio Poliesportivo José Fernandes de Farias e visitou o canteiro de obras de uma mineradora.

“Estamos aqui para apoiar os municípios e dizer que vamos intensificar nossas ações em parceria com os gestores. O Avança Saúde não veio apenas entregar ambulâncias, mas garantir investimentos para o PSF funcionar melhor, capacitar, qualificar e reaparelhar cada unidade”, explicou o governador. “O Avança Saúde chega para dar apoio financeiro, principalmente neste momento de dificuldade” reiterou Vilela.

Em Pinboba, último compromisso oficial de sua agenda de trabalho, Teotonio Vilela, anunciou casas populares, sementes para os produtores e melhoria das condições da estrada de acesso ao município. “Podem reservar uma área, porque o governo vai construir casas para a população de Pinboba. Outra ação que já iniciamos é a distribuição de sementes que beneficia os produtores dessa região” ressaltou, garantindo que a estrada que liga o município a BR-316 em sua lista de prioridades.

Para Herbert Motta “a solução dos problemas enfrentados pela saúde está nos municípios”. Ele acredita que o trabalho integrado com os gestores municipais está dando resultado, porque Alagoas está unida, buscando superar os baixos indicadores na saúde, sobretudo no que se refere à mortalidade infantil”.

“É preciso compreender que a partir do momento que a atenção básica é reestruturada e começa a funcionar adequadamente menor será o número de doentes encaminhados para unidades referenciadas. Alagoas passa por essas dificuldades, hoje, em função da falta de políticas públicas de saúde, diferente da preocupação demonstrada no atual governo” apontou o secretário, após anunciar liberação de recursos para custeio nesses quatro municípios.

“Sabemos do compromisso do governo com cada município. A garantia do apoio na saúde é fundamental para melhorar a assistência ao nosso povo”, agradeceu o prefeito de Pinboba, Francisco de Oliveira.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos