Botulismo: adolescente recebe alta

O Hospital Geral do Estado (HGE) divulgou nesta segunda-feira (27) mais um Boletim Médico (BM) do estado de saúde dos irmãos que se encontram internados, desde o último dia 18 de abril, com suspeita de botulismo, no município de Coruripe. Segundo o boletim, L.F.S.S. 12 anos, e M.S.S., 14 anos, apresentam quadro grave; estão sedados e respiram com ajuda de aparelho. Já o menor J.V.S, 17 anos, recebeu alta desde o último sábado.

De acordo com os médicos que acompanham o caso, a paciente M.V.S.S., 8 anos, está internada na UTI Pediátrica e seu estado continua grave. A menina respira com a ajuda de aparelhos e reage aos estímulos provocados pela equipe de profissionais.

Exames — A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que ainda aguarda os resultados dos exames do material coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, com o sangue dos pacientes e amostras dos supostos alimentos que causaram a infecção alimentar.

Ainda de acordo com a Sesau, os resultados que sairão em 15 dias, vão confirmar se houve ou não diagnóstico de botulismo nesses casos. Análises parciais encaminhadas pelo Instituto, na tarde desta segunda-feira, apontam que as amostras de soro dos quatro pacientes, usadas em camundongos, revelam resultado “presuntivo positivo” para toxina botulínica, em função de eles terem apresentado sintomas característicos da doença.

Cautelosa, a Sesau ressalta que aguardará a análise do bioensaio das amostras de alimentos que ainda está em andamento no laboratório de Microbiologia Alimentar do Instituto Adolfo Lutz, para apresentar os resultados finais desse episódio.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos