TJ inaugura Núcleo de Conciliação no interior

TJ/ALTJ/AL

Numa iniciativa pioneira no estado, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (07), no Fórum Desembargador Moura Castro, em Boca da Mata, o Núcleo de Conciliação do município. A medida contribuirá para solucionar cerca de 2.600 processos em tramitação na Comarca.

“A maior demanda desses processos está relacionada ao Direito de Família. Daí a necessidade de implementar um Núcleo que solucione de maneira mais rápida processos que iriam ainda para julgamento. Assim, acredito na importância de incentivar essa cultura de conciliação para a população”, esclareceu a juíza da Comarca de Boca da Mata, Juliana Batistela Guimarães.

Durante a ocasião, o Núcleo Avançado da Central de Conciliação da Capital realizou a capacitação dos conciliadores voluntários da região. “É a primeira vez que há esse deslocamento para capacitar voluntários. A iniciativa contará com orientações e palestras acerca do processo conciliatório e acontecerá toda quinta-feira durante três meses. Depois disso, o Núcleo desta Comarca terá condições de desempenhar as atividades por conta própria”, explicou a coordenadora da Central de Conciliação, juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá.

O Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) foi responsável pela reforma do segundo andar do Fórum, onde serão realizadas as atividades conciliatórias, todas segundas e quintas-feiras.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos