Assistentes sociais serão nomeados pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai nomear, a partir de 1º de junho, os 900 Analistas do Seguro Social com formação em serviço social, sendo 16 de Alagoas, aprovados no concurso de realizado em janeiro deste ano. O concurso será homologado pelo INSS até o final deste mês. A portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizando a nomeação foi publicada na quarta-feira (13) no Diário Oficial da União.

Após a nomeação, o aprovado terá 30 dias para tomar posse e 15 dias para assumir o cargo. Em seguida, os novos servidores irão realizar um curso de ambientação que deverá ser realizado entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho. As nomeações devem ocorrer na primeira semana de junho.

Os novos servidores irão atuar na avaliação social das pessoas com deficiência para a concessão de benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Eles ficarão responsáveis pela análise de fatores ambientais, sociais, familiares e pessoais da pessoa com deficiência. Em Alagoas, irão atuar em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Girau do Ponciano, Maribondo, Penedo, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Viçosa.

Concurso – Realizado no dia 11 de janeiro deste ano, o concurso cumpre o Decreto nº 6.214/2007, que fixa novo modelo de avaliação da pessoa com deficiência, determinando duas análises – médica e social – que devem seguir os princípios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, o INSS conta com 531 assistentes sociais, mas, com as nomeações, o quadro passará para 1.200 profissionais. Em Alagoas esse número vai aumentar de 16 para 32.

Fonte: Ascom INSS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos