Adeal apreende carga irregular de galinhas

IlustraçãoIlustração

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) apreendeu, na manhã desta quinta-feira (21), pouco de mais de cinco mil galinhas, em Batalha. Composta por matrizeiras, conhecidas como galinhas velhas, a carga, que vinha de Uberaba (MG), tinha como destino Caruaru (PE), mas foi encontrada fora da rota estabelecida.

“De acordo com denúncias, essas galinhas seriam comercializadas em feiras no Sertão alagoano. A carga sai da sua origem regular, com Guia de Trânsito Animal (GTA) e nota fiscal, como se fosse destinada a um abatedouro com inspeção federal, mas é desviada e vendida em feiras livres”, explica Edson Viera, coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

De acordo com a Instrução Normativa 17/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o descarte de galinhas velhas só pode ser feito em um abatedouro com Selo de Inspeção Federal (SIF). “Não temos abatedouro sifado nem granjas de matrizeiras, por isso não é permitido o comércio de galinhas velhas no Estado. Elas só são autorizadas, em Alagoas, durante o trânsito entre um Estado e outro. Fora destas condições, a carga já estará em situação irregular”, esclarece o coordenador.

Como possuía nota fiscal e GTA, o caminhão não foi autuado. A carga foi acompanhada até a divisa com Pernambuco e entregue no posto fiscal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), em Bom Conselho.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos