Hospital de Viçosa já registrou 54 crianças

Rilary da Silva Felix nasceu dia 19 de abril, no Hospital Municipal de Viçosa, e foi registrada na maternidade, no mesmo dia. Além de Rilary, outras 53 crianças também já foram registradas no hospital. O procedimento faz parte de um compromisso assinado pelo prefeito Flaubert Filho, em Brasília, para acabar com o sub-registro no município.

Todos os dias um representante do cartório de registro civil de Viçosa vai ao hospital para emitir a certidão de nascimento gratuita dos bebês que nascem naquele dia. Maria Aparecida da Silva Oliveira é a responsável pelo processo de emissão de registros no hospital, ela conta que no início as dificuldades para implantação do sistema foram grandes. “Foi um processo de conscientização. Hoje as mães aceitam com mais naturalidade. Fico feliz de participar deste programa porque melhora a assistência, fortalece os índices para evitar o sub-registro e a criança já passa a ser cidadã e usufruir dos seus direitos”.

O prefeito Flaubert Filho informou que quando seu pai era prefeito o incentivo ao registro já funcionava no hospital. “Estamos retomando o que já fazíamos quando meu pai e eu estávamos na prefeitura. Estou satisfeito com o resultado e vamos continuar com este foco”.

Os dados dos registros de nascimento alimentam o sistema de internamento do Data SUS. De acordo com Maria Aparecida, o sistema tem um campo de espaço destinado para esta informação e a data do registro tem que constar dentro do período de internação.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos