Temporão assina convênios em Alagoas

Alagoas24HorasMinistro da Saúde, José Gomes Temporão

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Alagoas nesta quarta-feira (27) para apoiar as estratégias apontadas pelo governo do Estado e os gestores municipais para reduzir os índices de mortalidade infantil e neonatal.

Às 9h, o ministro participa, com o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Saúde, Herbert Motta, da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica da Fundação Hospitalar da Agroindústria do Açúcar e do Álcool (Hospital do Açúcar), destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida, Temporão participará de solenidade no Palácio República dos Palmares para assinatura do termo de compromisso com 14 municípios alagoanos apontados pelo governo federal como sendo prioritários para redução da mortalidade infantil.

“São municípios considerados estratégicos pelo governo federal. Em janeiro, os governadores da região Nordeste e Amazônia Legal assinaram o Pacto pela Vida, comprometendo-se a reunir esforços para diminuir em pelo menos 5% os indicadores em seus estados”, lembrou.

Para o ministro, a redução dos índices deve ser um esforço conjunto, do qual devem participar o poder público, as ONGs, as empresas, a sociedade e a imprensa. Ele afirmou, nesta terça-feira (26), que os gestores municipais devem tratar a mortalidade infantil como uma questão de emergência em saúde pública.

O ministro participou de assinatura, na Paraíba, do acordo entre o Ministério da Saúde, o governador José Maranhão, e 21 prefeitos dos municípios prioritários do Estado, e, em Pernambuco, governador Eduardo Campos e 26 gestores municipais. O pacto entre União, Estados e Municípios tem o objetivo de reduzir anualmente, no mínimo, em 5% o número de mortes de crianças menores de um ano de idade.

“Os prefeitos devem cobrar de seus secretários de saúde o monitoramento dos óbitos de cada mãe e bebê. A mortalidade infantil deve ser tratada como uma questão de emergência em saúde pública”, disse Temporão. Para ele, a avaliação e o diagnóstico dessas mortes permitem que o gestor dê respostas mais rápidas e adequadas para o problema.

O Ministério da Saúde investirá R$ 110 milhões, ainda em 2009, como parte do esforço para diminuir anualmente 5% o número de mortes de crianças menores de um ano de idade. O governo de Alagoas pretende superar a meta de redução estabelecida pelo MS.

“A nossa meta, o nosso desafio, é que a redução anual desses indicadores seja de 10% em nosso Estado”, reforçou o governador Teotonio Vilela Filho, na última segunda-feira (25), durante o lançamento do programa estadual Viva Vida, no Fórum Alagoano para Redução da Mortalidade Infantil em Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos