Barraqueiros fecham a AL-101 Norte em protesto

Estêvão dos Anjos/Alagoas24horasEstêvão dos Anjos/Alagoas24horas

Os barraqueiros da Praia da Sereia bloquearam – nas primeiras horas da manhã de hoje, dia 29 – um trecho da pista da AL-101 Norte, nas proximidades do Mirante da Sereia. Os barraqueiros protestam contra a retirada das barracas na orla marítima local.

De acordo com a Associação dos Barraqueiros e Amigos da Praia da Sereia, são 28 barracas que possuem o prazo estipulado pela Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU) para deixar o local. De acordo com a presidente da associação, Ana Maria Tavares, o prazo é até o dia 5 de junho.

Os barraqueiros questionam e dizem que há uma liminar – em subjudice – que garante a presença deles no local. Ana Tavares frisa que a saída deles do local é feita “sob pressão de um grupo estrangeiro que teria interesse na região”. “Eles que são de fora do país chegam aqui e se instalam e nós que somos da terra e crescemos aqui não podemos ter o direito de sobreviver? Isto é um absurdo. Nós queremos trabalhar”, colocou.

A pista da AL-101 Norte está bloqueada nos dois sentidos. Só está sendo permitida a passagem de ambulâncias e viaturas de forças policiais. “Fora isto não passa ninguém. Sabemos que fechar a rodovia é errada, mas é a única forma que temos de chamar atenção para que o prefeito Cícero Almeida (PP) e a GPRU se empenhem em resolver a situação”, colocou ainda.

A presidente da Associação cobra a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Maceió e da GPRU para discutir a situação dos barraqueiros. “Porque eles não tiram também as mansões que ocupam a mesma área que eles classificam como ‘área verde’?”, indagou ainda a presidente.

Os barraqueiros estão preocupados ainda com a remoção – segundo eles – de suas residências do local. Segundo ele, algumas casas foram apontadas como estando em área da União. Uma viatura da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alagoas já se encontra no local.

De acordo com o tenente Moraes, uma equipe do Centro de Gerenciamento de Crises foi acionada para iniciar os diálogos com os barraqueiros. O prefeito Cícero Almeida, por meio de sua assessoria, disse que nada tem a ver com a questão levantada pela Associação dos Barraqueiros e Amigos da Praia da Sereia.

Segundo o prefeito, a administração municipal não possui qualquer relação com a decisão judicial, que diz respeito à área da União. Almeida ressaltou que é de exclusiva responsabilidade da Gerência Regional de Patrimônio da União e pediu a população que entendesse e o isentasse.

Desbloqueio

No final da manhã a rodovia foi liberada após o agendamente de uma reunião entre representantes dos comerciantes e o gerente do patrimônio da União, que deve ocorrer na próxima segunda-feira, às 10h.

Atualizada às 13h.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos