Famílias carentes recebem alimentos

AssessoriaAssessoria

A Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do Programa Mesa Brasil, vem recolhendo cerca de uma tonelada de alimentos por semana. A coleta é feita nos mercados públicos da capital, e a quantidade arrecadada é distribuída com famílias carentes.

Equipes do Mesa Brasil passam, uma vez por semana, nos mercados, para fazer a coleta de frutas e legumes. Um grande número de feirantes está cadastrado e participa, voluntariamente, com a doação de alimentos que servem para consumo, mas não estão ideais para a venda.

Para o secretário de Abastecimento, Carlos Ronalsa, é fundamental incentivar iniciativas deste tipo, que buscam a melhoria na qualidade de vida. Ele ressaltou a importância de ver esses alimentos irem parar na mesa do maceioense, ao invés de serem jogados no lixo por não estarem aptos para a venda.

Só no Mercado da Produção, localizado no bairro da Levada, mais de 50% dos permissionários que trabalham com frutas e legumes estão cadastrados no Mesa Brasil. Alguns deles chegam a doar 300kg por semana, contribuindo com alimentos que, na hora do manuseio, se quebram ou ficam com machucados visíveis.

Um dos feirantes do Mercado da Produção cadastrados é José Vicente, que há dez anos trabalha no local e, desde 1979, tira seu sustento como feirante. “É gratificante poder ajudar quem mais precisa. Assim que algum alimento sofre um dano, já o separamos para que venha a ser recolhido pelas equipes do Mesa Brasil”, disse.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos