Secretaria de Direitos Humanos deve ser criada

SecomSecretário Pedro Alves esteve reunido com o advogado Pedro Montenegro

Secretário Pedro Alves esteve reunido com o advogado Pedro Montenegro

O secretário municipal de Governo, Pedro Alves esteve reunido, nesta sexta-feira (29), com o advogado Pedro Montenegro, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, para acertar os detalhes de criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O órgão deve ser criado para dar suporte, em Maceió, às ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, que já tem projetos em andamento na capital.

Uma das preocupações de Pedro Montenegro é que a nova pasta não funcione na mesma estrutura da Guarda Civil Municipal, já que a secretaria não terá ação repressiva de combate à violência. “Em Alagoas já se tentou de tudo, inclusive uma polícia comunitária itinerante, que é um conceito completamente antagônico”, analisa o advogado.

Durante o encontro foi analisada a possibilidade de o governo federal financiar parte da estrutura que dará forma a nova secretaria municipal, como veículos, computadores e até mesmo a aquisição de um imóvel.
A ideia é que a secretaria não só desenvolva em Maceió ações ligadas aos Direitos Humanos como também ajude a Secretaria de Defesa Social, repassando informações sobre as comunidades.

Outro ponto discutido na reunião foi a criação do Plano Municipal de Segurança. O secretário Pedro Alves adiantou que vem sendo mantido um diálogo com as secretarias de Assistência Social (Semas) e Saúde para desenvolver ações de combate às drogas e de tratamento dos dependentes químicos. “Precisamos contar com o apoio de toda a sociedade, conversando com as associações, entidades e igrejas, para que cada uma colabore nesse trabalho”, diz.

Também participaram da reunião o diretor da Guarda Civil Municipal, coronel José Matias, e o secretário-executivo do Gabinete do Prefeito, Carlos Lima.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos