AL: mais de 4 mil moradias em construção

Agência AlagoasAgência Alagoas

O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Marco Fireman, apresentou os números do setor de Habitação em Alagoas durante palestra a engenheiros e estudantes no 2º Congresso de Engenharia de Alagoas. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Alagoas (Crea-AL), o encontro aconteceu nesta quinta-feira no Centro de Convenções. “Atualmente, em todo o Estado, são 4.873 moradias em construção”, informou o secretário.

Do total, 3.473 unidades estão na capital. Maceió também vai receber o primeiro conjunto habitacional a ser entregue pelo governo de Alagoas, o Paulo Bandeira, com 780 casas no Benedito Bentes. A inauguração está prevista para o dia 14 de julho.

Fireman lembrou que o setor será fortalecido pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, que prevê a construção de um milhão de casas em todo o país, sendo 20 mil unidades em Alagoas até 2010. “Este programa é uma das maiores conquistas do setor habitacional brasileiro e, somadas essas 20 mil unidades às 4.873 moradias que já estamos construindo, registraremos um recorde habitacional em Alagoas”, comemora o secretário.

O projeto do primeiro conjunto financiado pelo programa em Alagoas já foi entregue à Caixa Econômica Federal: o residencial Parque das Craiberas I, no Benedito Bentes (próximo ao novo shopping), com 496 unidades para funcionários públicos com renda de até três salários mínimos. As inscrições estão previstas para o mês de junho.

Banco Mundial — O secretário também falou do Plano de Infraestrutura para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Turismo em Alagoas, projeto que deverá ser viabilizado pelos recursos previstos pelo Banco Mundial. A estimativa é que, a partir de julho, o órgão disponibilize R$ 380 milhões para obras de infraestrutura em todo o Estado.

Elaborado em parceria por cinco secretarias (Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Fazenda), o plano consiste na divisão do Estado em quatro polos: Costa dos Corais, de Paripueira a Maragogi; Lagoas e Mares do Sul, que compreende todo o litoral sul (Roteiro a Feliz Deserto); Barra a Barra, da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel (incluindo Maceió) e Caminhos do São Francisco, que percorre toda a faixa banhada pelo Rio São Francisco, de Piaçabuçu a Delmiro Gouveia.

Dentre as obras previstas no plano, três são fundamentais para melhorar a logística turística em Alagoas: a continuidade da duplicação da AL 101 Sul; a duplicação da AL 101 Norte (de Maceió à Barra de Santo Antônio) e a implantação da “rodovia ribeirinha”, margeando o São Francisco de Penedo à Piranhas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos