Barenco anuncia fim das carceragens das distritais

O delegado-geral de Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco, afirmou nesta terça-feira, dia 9, que pretende esvaziar todas as delegacias distritais em Maceió. A meta, segundo o delegado, é pressionar para que haja a transferência de todos os presos provisórios para o sistema prisional.

De acordo com Barenco, em reunião entre o juiz da Vara de Execuções Penais, e o intendente-geral do sistema penitenciário teria sido garantida a transferência de 30 presos, semanalmente, para o sistema, colaborando com o esvaziamento dos xadrezes das delegacias.

“A mudança é cultural. Delegacia não é lugar de preso”, defende o delegado-geral, que anunciou – ainda – a conclusão das obras da casa de custódia da Polícia Civil, que está sendo construída em anexo ao prédio do 9º Distrito Policial, localizado no Feitosa.

Segundo Marcílio Barenco, “é preciso dar liberdade para que o agente de polícia exerça – efetivamente – o trabalho de investigação. A Polícia Civil deve agir como polícia judiciária”, avaliou. Delegados, agentes e até sindicatos são unânimes em afirmar que os policiais civis de Alagoas exercem irregularmente a função de carcereiros.

Segundo levantamentos da PC, atualmente, oito delegacias da capital já tiveram os seus xadrezes desativados, inclusive com a retirada das grades. O gestor citou o exemplo de um preso que foi encaminhado para o 11º DP e teve que ser recambiado, pois a distrital não possui mais carceragem.

O delegado-geral alegou que o fim dos xadrezes é uma tendência em vários estados do país, inclusive no vizinho Pernambuco.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos