Cesmac colabora com pesquisa nacional da USP

AssessoriaLiércio Pinheiro, coordenador do cursos de Psicologia do Cesmac

Liércio Pinheiro, coordenador do cursos de Psicologia do Cesmac

O Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) vai colaborar com o primeiro levantamento nacional sobre consumo de álcool e tabaco entre os universitários brasileiros. A pesquisa, desenvolvida por professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em todas as capitais do país, tem como ponto de partida a aplicação de questionários que, na comunidade do Cesmac, estão sendo aplicados entre alunos dos cursos de Psicologia, Arquitetura e Fisioterapia, escolhidos por amostragem.

“Em Alagoas, apenas duas instituições foram selecionadas para participar do estudo: o Cesmac e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O critério de escolha foi o porte das duas instituições que se destacam no Estado por deter o maior número de alunos matriculados em cursos de graduação”, afirma Liércio Pinheiro, coordenador do cursos de Psicologia do Cesmac.

Segundo ele, o trabalho de campo foi iniciado desde ontem nas faculdades do Cesmac onde os alunos estão respondendo a questionários que abordam questões relativas ao uso de drogas lícitas e ilícitas. A coleta de dados da USP será concluída até o final do ano em todo país. “Estamos contribuindo para o levantamento de dados estatísticos que no futuro serão utilizados por nós na elaboração de um programa preventivo de combate às drogas”, diz Pinheiro.

Sobre a Pesquisa

De caráter epidemiológico e transversal, a pesquisa da USP tem por objetivo principal identificar a prevalência e o padrão de uso de álcool, tabaco e outras drogas entre os universitários das 27 capitais brasileiras, das redes pública e privada de ensino. Por sua grandiosidade, a pesquisa foi dividida em nove subprojetos, de propósitos e coordenações distintos.

No Brasil, o projeto é inédito e inovador. Atualmente, poucos são os estudos sobre o uso de drogas entre os universitários, os quais têm se focado preferentemente à situação da Região Sudeste, especialmente do Estado de São Paulo. Além disso, diferenças metodológicas têm dificultado a comparação de dados entre os estudos existentes, possibilitando a construção de apenas um recorte da realidade.

O levantamento contará com uma amostra superior a 30 mil universitários, a exemplo de iniciativas científicas semelhantes desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa internacionais. Para o desenvolvimento do estudo, a USP formou um Núcleo de Pesquisas sobre Drogas nas Universidades que tem auxiliado na metodologia de trabalho, incentivando a formação de outros grupos de estudo no Brasil, auxiliando cada vez mais à compreensão sobre fenômeno social do consumo das drogas.

Fonte: Assessoria/Cesmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos