Deputado alagoano integra CPI da Aneel

Edson Santos/Agência CâmaraDeputado Maurício Quintella

Deputado Maurício Quintella

A Câmara dos Deputados instalou nesta manhã a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a formação dos valores das tarifas de energia elétrica no Brasil e de que forma a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) opera na autorização dos reajustes tarifários. O deputado Maurício Quintella (PR-AL) foi indicado pelo partido como membro titular.

“Um dos principais propósitos desta CPI é averiguar o que justifica a tarifa média de energia elétrica no Brasil ser maior do que nos países mais desenvolvidos do mundo. O argumento é o reequilíbrio econômico-financeiro, mas o aumento e a disparidade entre as tarifas são constantes e absurdas”, disse Quintella.

O deputado apresenta como exemplo a situação de Alagoas, que tem a oitava tarifa residencial mais cara do país das 61 existentes. Segundo ele, o valor da taxa de energia nos horários de pico aumenta cerca de 1.000% sem justificativa. “Todos os consumidores ficam no prejuízo, desde os mais simples até os grandes produtores. Vamos inquirir esses disparates. É uma aspiração não só dos alagoanos, mas do povo brasileiro”, completou.

A comissão elegeu como presidente o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), autor da proposta de criação da CPI. O relator deve ser indicado na próxima semana.

Fonte: Ascom deputado Maurício Quintella

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos