Samu e PRF realizam transferência de paciente

AssessoriaJosé Evilásio de Lima foi transferido nesta quinta-feira

José Evilásio de Lima foi transferido nesta quinta-feira

No dia 28 de julho do ano passado, a vida do turismólogo alagoano, José Evilásio de Lima Junior, então com 27 anos, mudou tragicamente ao mergulhar em uma piscina rasa em Barcelona, na Espanha. O jovem sofreu traumatismo cervical e ficou pentaplégico (sem movimentos de braços e pernas e com respiração por aparelhos). Desde a primeira operação feita ainda na Espanha até hoje, José Evilásio junto com sua família trava uma luta em busca de sua recuperação.

Nesta quinta-feira (18), no pátio do quartel do Corpo de Bombeiros, foi realizada uma operação para o deslocamento do paciente do hospital para a realização de um exame em Recife. A operação contou com o envolvimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maceió e de Recife, da Secretaria de Estado da Saúde, do Corpo de Bombeiros de Alagoas e da Policia Rodoviária Federal de Pernambuco.

De acordo com a médica do SAMU de Alagoas, Marta Valente, o exame que Jose Evilásio vai fazer é uma ressonância especial que se consiste na última etapa para que ele seja encaminhado para uma cirurgia no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, que pode ajudá-lo a respirar sem a ajuda de aparelhos.

“Este exame é fundamental para que o paciente faça a cirurgia que, atualmente, só é feito na Região Nordeste. Esta não é a primeira vez que executamos este procedimento e sempre procuramos fazer com muita felicidade, pois sabemos que estamos ajudando uma vida”, explicou ela.

A operação para o transporte do paciente contou a participação de uma equipe da Unidade de Suporte Avançada do SAMU de Maceió e de Recife, formada por uma médica, um enfermeiro e um condutor, além de um piloto e um técnico de vôo do helicóptero da (PRF). De acordo com o médico, Leonardo Campelo, do Samu de Recife, esta é a primeira vez que a equipe vai fazer o transporte, aguardar a realização do exame e logo depois retornar com o paciente para Maceió.

“O paciente está na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o exame será realizado no Hospital Memorial São José, em Recife”, disse o médico, assegurando que todos os cuidados foram tomados durante o deslocamento do paciente para a aeronave, que é adaptada para receber os equipamentos necessários para levá-lo com segurança. Will Lima, irmão de José Evilásio acompanhou todo o procedimento e foi junto com ele no helicóptero para Recife.

“Toda a família está feliz com o esforço da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas em possibilitar que meu irmão faça este importante exame para sua recuperação” , comentou, acrescentando que todo o tratamento de Juca Lima, como é conhecido pela família e amigos, está sendo custeado pelo SUS, inclusive o deslocamento para o exame.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos