ALE discute desarmamento enquanto deputado tem arma apreendida pela PF

Luis Vilar/Alagoas24horasDeputado Manoel Sant'Anna diz que deputado não aprecisa andar armado

Deputado Manoel Sant’Anna diz que deputado não aprecisa andar armado

Enquanto a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na residência do deputado estadual Marcelo Victor (PTB), o parlamento alagoano se reúne para discutir políticas de desarmamento no plenário da Casa de Tavares Bastos, em uma sessão conjunta com a Câmara Municipal de Maceió.

A sessão pública foi proposta pelo deputado Alberto Sextafeira (PSB) e pela vereadora Tereza Nelma (PSB). Ambos destacaram a importância do desarmamento para se ter uma cultura de paz. Nelma foi ainda além e ressaltou que não concorda com o fato de uma autoridade necessitar andar armada.

“Não vejo porque deputado ou vereador precisa andar armado. Eu sou contra. Mas, são as contradições da política. É um equivoco muito grande achar que um político precise de armas para ter segurança. Possuir uma arma já é uma violência latente”, analisou Tereza Nelma. Ao se pronunciar sobre a operação ocorrida na manhã de hoje, Marcelo Victor frisou que é um parlamentar armamentista e que defende o direito de possuir arma de fogo.

A sessão pública de hoje contou com a presença de diversas autoridades ligadas à segurança pública, como o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, José Pinto de Luna, e o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim. Além deles, representantes da ONG Movimento Pela Vida e Pela Paz e da Rede Desarma Brasil.

Nelma destacou que é importante a união entre os poderes legislativo municipal e estadual para comprar a luta pela paz. “Sou uma voluntária da paz e reuniões como esta servem para que o tema esteja sempre vivo dentro da sociedade”. A representante do Movimento Pela Vida e Pela Paz, Maristela Pozitano, destacou a necessidade de se pregar ações que visem à implantação da cultura da paz. Entre estas ações está a promoção de campanhas pelo desarmamento.

“Educar é tirar de dentro de nós o preconceito e o amor ao próximo e promover a paz. Nós nos engajamos neste movimento para falar do bem e apontar o caminho. Este é um momento importante”, colocou. A reunião contou com a presença de sete parlamentares: Manoel Sant’Anna (PTB), João Carlos (PTB), Castelo (PTB), Alberto Sextafeira, Sérgio Toledo (PMN) e José Maria Tenório (PMN). Além deles, três vereadores também se fizeram presentes no plenário: Chico Holanda (PMN), Tereza Nelma e Fátima Santiago (PP).

Para o deputado estadual Manoel Sant’Anna, é necessário provocar o Governo do Estado de Alagoas e as Forças Armadas para que participem de campanhas educativas, “sobretudo nas regiões onde impera a violência”. “Não se pode ter apenas ações repressivas e ostensivas. Uma das ideias que defendo é investir nos jovens, em escolas de tempo integral para mostrar ao jovem que não há necessidade de enveredar pelo caminho da violência”, colocou.

Ao comentar sobre o fato de um colega deputado ter sido alvo de um mandado de apreensão de armas, Manoel Sant’Anna foi enfático: “Eu não estou sabendo disto, mas se de fato ocorreu esta operação muito me surpreende, pois não vejo a necessidade de um deputado estadual andar armado. Creio, inclusive, que o Marcelo Victor não ande armado, apesar de ter a arma. A gente fica triste com notícias como estas, porque parlamentar não precisa de revólver. É uma contrariedade, pois nossas armas são ações pelo bem da sociedade”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos