Barenco cobra concurso público para a PC durante entrega de Medalha

Vanessa Alencar/Alagoas24HorasVanessa Alencar/Alagoas24Horas

Entre delegados, policiais civis, secretários de Estado e promotores de Justiça, 25 personalidades receberam na tarde desta segunda-feira, 22, a Medalha do Mérito Policial. O evento foi promovido pela Polícia Civil de Alagoas em comemoração aos seus 34 anos.

Antes de começar a solenidade, o delegado geral da PC, Marcílio Barenco falou rapidamente com a imprensa sobre o caso ‘Gil Bolinha’. Acusado de integrar o grupo do traficante "Aranha", Moisés Santos da Costa Júnior (Gil Bolinha) teria sido preso em flagrante na semana passada e libertado mediante pagamento de propina ao delegado Eulálio Rodrigues e outros agentes, segundo informações do DEIC.

“As investigações seguem em sigilo e devem ser concluídas em 30 dias. Posso adiantar que ninguém ficará impune caso as denúncias sejam comprovadas”, afirmou, acrescentando que Gil Bolinha – preso novamente menos de 24 horas depois do episódio – será transferido da DRN para o Sistema Prisional.

Balanço

Após a entrega das medalhas, a promotora de justiça Marluce Falcão, uma das homenageadas, falou em nome de todos: “No momento em que estamos vivendo, ser um referencial é uma grande responsabilidade”.

Em seu discurso, Barenco fez um balanço do período em que está à frente da PC, desde março do ano passado, e destacou uma redução gradativa e constante dos crimes de homicídio. “O mês de maio registrou uma queda no número de homicídios de 4,4% em relação a abril. Já em relação a maio do ano passado, essa redução foi de 5%”.

“No combate à criminalidade, tivemos inúmeros avanços, com esclarecimento integral dos crimes de extorsão mediante seqüestro e responsabilização criminal de infratores. Pela primeira vez na história da Polícia Civil, trouxemos transparência aos números estatísticos de análise criminal”, afirmou.

Ele também citou avanços como a criação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC) e do Grupo Especial de Apoio as Investigações (GEAI); projetos de implantação da Delegacia de Homicídios na Capital e da Delegacia Especial em Defesa dos Direitos das Minorias; e quitação de débitos de gestões passadas.

O delegado-geral aproveitou a presença do secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Sérgio Moreira – um dos agraciados com a Medalha – para cobrar do Governo a realização urgente de um concurso público para sanar as carências da Polícia Civil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos