Estado lança fórum de Secretários de Agricultura

Neno Canuto/Agência AlagoasVice-governador lembrou a missão que o Estado tem junto aos pequenos agricultores

Vice-governador lembrou a missão que o Estado tem junto aos pequenos agricultores

O vice-governador do Estado, José Wanderley Neto, falou na abertura do I Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura, que para fortalecer a agricultura familiar é necessário a ajuda dos prefeitos e secretários municipais.

De acordo com o vice-governador, o Fórum segue a orientação que foi dada por Teotonio Vilela logo no início do seu governo, para fomentar a agricultura familiar e dinamizar a economia no campo.

Lançado na noite desta segunda-feira (6), pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Fórum tem a missão de agregar o apoio dos municípios na implementação dos programas voltados para a agricultura familiar.

O secretário Jorge Dantas destacou que 70% do alimento consumido no Brasil vêm da produção da agricultura familiar e que em Alagoas isso não é diferente. “Nós temos R$ 2 milhões para aplicar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e contribuir, dessa forma, para valorizar a agricultura familiar aqui no Estado”, enfatizou Dantas.

Para o secretário, todos os municípios devem adquirir pelo menos 30% da merenda escolar de produtos oriundos da agricultura familiar, como manda uma lei federal sancionada em junho deste ano.

Mas em Alagoas, alguns municípios já faziam o que manda essa nova lei mesmo antes dela existir. É o caso de Santana do Ipanema, no Sertão do estado. Segundo a prefeita Renilde Bulhões, parte da merenda escolar do município é composta pelo mel produzido pelos agricultores familiares. “A riqueza da cidade está no campo”, afirmou Renilde.

O coordenador-geral de fomento João Marcelo Intini, da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), enfatizou que em Alagoas mais de 5 mil famílias são atendidas pelo Programa Garantia Safra e salientou a reestruturação do serviço de assistência técnica e extensão rural no Estado.

“Alagoas é o único estado do país onde há um convênio de assistência em textensão rural para a contratação de bolsistas. E esse serviço será ampliado por meio do Pacto Federativo, que vai contratar mais 156 técnicos”, finalizou Intini.

Além dos prefeitos, secretários municipais de agricultura, secretários do MDA e equipe técnica da Seagri, o lançamento do Fórum contou com a presença de técnicos, entidades de agricultores e parceiros, como Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), e sistema “S” (Sebrae, Senar).

Fonte: Diego Barros/Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos