Gripe A: homem tinha obesidade mórbida

O homem de 28 anos que morreu após ser infectado elo vírus da influenza A (H1N1) em Botucatu, a 238 km de São Paulo, tinha obesidade mórbida. Segundo Carlos Macharelli, secretário de saúde da cidade, a obesidade tem como um de seus reflexos a dificuldade de respiração, o que pode ter acelerado a piora da doença.

“Isso provavelmente deve ter contribuído para levá-lo a óbito”, explicou Macharelli. O rapaz foi a segunda morte pela doença registrada em São Paulo, e a quarta no país. De acordo com o Hospital de Clínicas de Botucatu, o paciente passou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal em 1º de julho.

A Secretaria de Estado da Saúde afirma que ele procurou o serviço médico no sábado (4), quando foi internado. Na terça (7), seu quadro clínico se agravou e foi necessária internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI), onde morreu três dias depois, na sexta-feira (10).

Ainda não foi confirmado como o homem contraiu a doença, mas segundo sua família, ele havia viajado para Ubatuba, no litoral de São Paulo, onde teve contato com turistas argentinos e chilenos.

Segundo o secretário, a evolução da doença na vítima foi rápida, de acordo com os relatos mundiais de óbitos pelo vírus da influenza A. Agora a cidade deverá tomar os cuidados necessários quando o ocorre um caso local. “Vai ter uma reunião estadual das vigilâncias sanitárias dos municípios que ele percorreu. Eles serão notificados, e as pessoas com quem ele entrou em contato devem ser procuradas”, disse Macharelli.

O hospital onde a vítima ficou internada informou que, durante a internação, foram investigadas doenças como pneumonia bacteriana grave, hantavirose, leptospirose, influenza A e histoplasmose aguda.

Casos no Brasil
A primeira vítima da doença no Brasil foi um caminhoneiro gaúcho de 29 anos, que faleceu em junho. Na última sexta-feira (10), foi confirmada a morte de uma menina moradora de Osasco, em São Paulo. A terceira morte foi anunciada na segunda-feira (13): um menino de 9 anos, morador da cidade de Sapucaia do Sul (RS). O menino morreu em 5 de julho, em Porto Alegre, mas o resultado da análise laboratorial que confirma o contágio só saiu na segunda.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira, chega a 1.027 o número de registros da doença provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), desde os primeiros casos de infecção verificados no Brasil, no dia 8 de maio.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos