Simulado do Bombeiros para o trânsito na Durval de Góes Monteiro

Cláudia Galvão/Alagoas24HorasTrânsito ficou congestionado na Avenida Durval de Góes Monteiro

Trânsito ficou congestionado na Avenida Durval de Góes Monteiro

Uma vítima de infarto e seis vítimas de intoxicação foram socorridas na tarde desta segunda-feira, 22, depois que um vazamento em um dos tanques de GLP foi detectado na empresa Nacional Gás Butano, na Avenida Durval de Góes Monteiro.

A evacuação do condomínio Bosque dos Palmares, que fica próximo à empresa, também foi conduzida rapidamente e, nos primeiros 15 minutos do acidente, a Avenida Durval de Góes Monteiro, no sentindo Farol/Tabuleiro foi bloqueada pela SMTT, causando um grande engarrafamento.

Felizmente, a cena descrita acima foi apenas um Simulado realizado pelo Corpo de Bombeiros. O II Simulado Pase/Aell (Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) interrompeu o trânsito por alguns minutos na Avenida Durval de Góes Monteiro e mobilizou cerca de 100 profissionais do CB, Samu, SMTT, Defesa Civil estadual e municipal, PM, PRF e IMA.

De acordo com o coronel Jadir Ferreira, do CB, esse é o segundo simulado realizado na Gás Butano – o outro aconteceu em 2006 -, mas o primeiro envolvendo tantos profissionais e a comunidade. “A idéia é que, quando e se acontecer um acidente deste tipo, cada um saiba cumprir seu papel”, explicou, acrescentando que, caso o vazamento ocorresse de fato, os riscos seriam desde explosão e incêndio até intoxicação e pânico.

O simulado, que visa resguardar as comunidades que residem ao entorno da empresa, em caso de situações de emergência, começou às 14h, quando a sirene da empresa tocou (indicando a emergência) e envolveu 70 das 260 famílias que residem no condomínio.

Cada um dos oito tanques de GLP da empresa pesa 50 toneladas. Em caso de vazamento real, uma área de 400 metros no entorno da Gás Butano, incluindo órgãos e lojas que funcionam na região, precisaria ser evacuada.

Em relação ao resultado do simulado, o tenente do CB Dárbio, coordenador da operação, adiantou que um problema detectado foi o caos gerado no trânsito quando a SMTT fechou a avenida por alguns minutos. O relatório completo com os resultados da operação será divulgado em 30 dias pelo 1º Grupamento de Incêndio de Maceió, responsável pelo II Simulado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos