Rede de Atendimento ao Diabético

AssessoriaAssessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Sociedade Alagoana de Endocrinologia, irá reestruturar a Rede de Atendimento ao Diabético. A iniciativa visa evitar que as vítimas da doença apresentem, por exemplo, o pé diabético e sejam hospitalizadas.

A parceria foi discutida nesta terça-feira (4), durante uma reunião entre os representantes da Sesau e da entidade. A ação será realizada por meio de uma cooperação técnica com a equipe do Programa Estadual de Controle de Diabetes e Hipertensão.

“O paciente com diabetes deve ser tratado pela Atenção Básica, já que a doença pode ser controlada, evitando que o quadro clínico evolua negativamente, levando o paciente à internação. Para que atividades de prevenção e acompanhamento dos pacientes sejam realizadas de forma universalizada, a Sesau vai promover a atualização contínua dos endocrinologistas, contribuindo para que o atendimento à população seja humanizado e qualificado”, ressaltou a secretária adjunta, Júlia Levino.

Durante a reunião, o presidente da Sociedade Alagoana de Endocrinologia, Edson Perroti, se comprometeu a montar um projeto que possa reestruturar a Rede de Atendimento ao Diabético. A formatação do projeto será apresentada ao secretaŕio da Saúde, Herbert Motta, que pretende hierarquizar este atendimento.

“A maioria das internações no Hospital Geral do Estado são decorrentes de pacientes vítimas da hipertensão e de diabetes, acarretando a superlotação, já que leitos destinados aos traumas são ocupados por pacientes vitimados por estas doenças. Esse é um dos motivos de nossa preocupação em hierarquizar esta Rede de Atendimento e evitar o desencadeamento de problemas mais graves”, afirmou o coordenador de Articulação entre os Municípios da Sesau, César Lira.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos