MST fecha Ministério da Fazenda em Maceió

Assessoria/MSTTrabalhadores bloquearam entrada do prédio do Ministério da Fazenda

Trabalhadores bloquearam entrada do prédio do Ministério da Fazenda

Cerca de duzentos trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra estão neste momento bloqueando a entrada da delegacia do Ministério da Fazenda em Maceió, na praça D. Pedro II. Eles reivindicam a recomposição do orçamento destinado à Reforma Agrária para 2009, contingenciado em 40%. A ação faz parte da Jornada nacional de Lutas por Reforma Agrária e os manifestantes devem permanecer até o final do expediente.

Desde o início da crise econômica, o Governo reduziu o orçamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 40% e os recursos para desapropriação e assistência técnica das famílias assentadas foram reduzidos em 41%. O Ministério do Planejamento contingenciou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) R$ 800 milhões, sobrando para a implementação da política agrária apenas 400 milhões.

O movimento social chama a atenção da população e das autoridades para a urgência em assentar até o fim do ano mais 90 mil famílias, algo que só será possível com a liberação do orçamento completo. A expectativa do movimento é que apenas 17 mil famílias sejam assentadas, caso o orçamento continue reduzido.

Fonte: Assessoria/MST

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos