Conselheiros escolares tomam posse

O governador Teotonio Vilela Filho participa na sexta-feira, 14, da solenidade de posse de 800 conselheiros escolares, a partir das 9h, na Casa de Festas Levino’s, em Arapiraca.

Dentro da programação da solenidade acontece também o Seminário “Conselheiros Escolares: uma Estratégia de Gestão Democrática da Educação Pública”, para esclarecer aos recém-empossados como o conselheiro escolar pode contribuir para melhorar a educação em Alagoas.

Serão empossados conselheiros eleitos nas escolas que pertencem a 3ª, 5ª, 6ª, 8ª, 9ª e 11ª Coordenadorias de Ensino (CEs).

Durante o seminário, os técnicos da Educação farão uma exposição aos novos conselheiros sobre o fortalecimento da gestão democrática. A posse dos conselheiros escolares acontece no momento em que se comemoram os 10 anos de implantação da gestão democrática na educação de Alagoas, originada com a aprovação de um Projeto de Lei de autoria do então deputado estadual Rogério Teófilo, que hoje, no cargo de secretário de Estado de Educação e do Esporte pela segunda vez, vê com alegria a consolidação de um instrumento de controle social no setor.

Recentemente, Rogério Teófilo afirmou que é muito gratificante observar os avanços decorrentes da lei que instituiu o modelo de gestão democrática nas escolas da rede estadual de ensino, uma vez que, a comunidade escolar respalda a autonomia da escola em decidir o que é melhor para ela e, consequentemente, para os alunos.

O secretário ressaltou ainda que os Conselhos Escolares — formados por 16 conselheiros por cada unidade de ensino, entre titulares e suplentes, divididos entre os segmentos de professores, pais, alunos e funcionários —, são instrumentos imprescindíveis para a gestão compartilhada entre a escola e a comunidade.

À época da posse dos Conselheiros Escolares das escolas da área de abrangência da 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Coordenadorias de Ensino, realizada em Maceió, Rogério Teófilo explicou que o Conselho Escolar é o espaço de garantia dos direitos onde todos discutem a descentralização do poder, do comando da escola.

“O Conselho é sinônimo de democratização na prática do ensino. Antes, as escolas tinham Unidade Executora (responsável pela administração dos recursos financeiros) e Conselho Escolar (que respondia pela administração). Houve a fusão dos dois e esta foi a quinta eleição para conselheiros escolares”, lembrou Teófilo.

A gerente do Desenvolvimento da Gestão Escolar da Sugese/SEE, Mônica Valéria Pimentel Cardoso, esclarece que a assistente social Tereza Neuma Barbosa de Oliveira, gerente de Formação Continuada da Gestão Escolar da Sugese, falará sobre a importância do Conselho Escolar no processo de gestão democrática.

Além dela, a secretária-adjunta de Estado da Educação, professora Cícera Pinheiro, falará sobre o Programa Geração Saber (antigo Projeto de Cooperação Técnica) construído pela SEE, Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos