Uneal ofertará graduação para indígenas

Assessoria/UnealEducação Indígena é discutida pela Uneal

Educação Indígena é discutida pela Uneal

A Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), vai lançar, nos próximos dias, um programa pioneiro para graduação de professores indígenas em Alagoas.

O curso de licenciatura será coordenado pela Uneal, por meio de parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC), como parte do Programa de Licenciatura para Professores Indígenas (Prolind).

De acordo com a coordenadora do programa, professora Iraci Nobre, a universidade está definindo estratégias, em parceria com a Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEIND) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), para o lançamento de edital e abertura do processo seletivo do programa.

O projeto da Uneal foi aprovado pelo Ministério da Educação, inclusive com publicação no Diário Oficial da União (D.O.U).

Concurso

Na manhã desta quarta-feira, técnicos da Secretaria de Educação estiveram reunidos com os membros do Fórum Estadual Permanente de Educação Escolar Indígena de Alagoas (FEPEEIND), a fim de avaliar a Diligência 997/2009, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), acerca da realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para realização de concurso para professor indígena.

O encontro aconteceu no auditório do Campus da Uneal, em Arapiraca, e também contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Elizete Balbino, professores, representantes do Ministério Público Federal (MPF); Fundação Nacional do Índio (Funai), 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) de Arapiraca, além de lideranças indígenas.

A gerente de Educação Escolar Indígena, Maria Edilene Almeida, explicou que a PGE solicitou um amplo detalhamento acerca dos critérios que serão definidos para a posterior publicação do edital para o processo seletivo.
Ela esclareceu que, atualmente, a rede estadual de ensino conta com 200 professores indígenas, que trabalham em regime de serviços prestados em 15 escolas instaladas em 11 comunidades no interior de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos