Sesau e igreja firmam parceria

SesauDom Antonio Muniz e secretário de Saúde firmam parceria

Dom Antonio Muniz e secretário de Saúde firmam parceria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai trabalhar em parceria com a Igreja Católica para desenvolver ações de promoção da saúde, principalmente em relação à mortalidade infantil, dengue e gripe A. O apoio foi firmado nesta segunda-feira (31), durante encontro entre o secretário da Saúde, Herbert Motta e o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

Na ocasião, Motta salientou o papel da Igreja enquanto formadora de opinião junto à comunidade. “Sabemos que cerca de 70% dos óbitos neonatais e infantis são por causas evitáveis, então não podemos nos acomodar banalizando essas vidas; temos que engajar a sociedade civil organizada e garantir que toda gestante esteja bem nutrida e tenha acesso aos serviços de saúde”, disse.

O arcebispo Dom Antônio Muniz informou que a experiência da Pastoral da Criança pode ser um ponto de partida para reduzir a mortalidade infantil no Estado. “A Pastoral tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida das crianças. Por meio do acompanhamento sistemático das crianças, a Pastoral ensina as mães a serem protagonistas no processo de desenvolvimento de seus filhos”, destacou.

Gripe A – Para prevenir a proliferação do vírus H1N1, responsável pela influenza A, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou uma nota com orientações de prevenção que está sendo lida em todas as paróquias durante as missas.

“Nosso objetivo é alertar os fiéis a evitar comparecer às missas se apresentarem sintomas de gripe; nesse caso, orientamos a procurar uma unidade de saúde. O trabalho tem surtido efeito e a comunidade já está bem esclarecida e tomando os devidos cuidados; a nota também está sendo lida durante as missas transmitidas pela rádio e televisão”, informou Dom Antônio Muniz.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos