Usuários de programas sociais são capacitados

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realiza na próxima segunda-feira (14), das 8h às 14h, no auditório do Colégio Marista, em Maceió, o I Encontro de Mobilização dos Delegados.

Segundo a secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Sheyla Alves, o objetivo do evento é qualificá-los para a VII Conferência Estadual de Assistência Social que, pela primeira vez, terá a presença de delegados usuários dos programas socioassistenciais, com direito a voz e voto. A Conferência Estadual acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

De acordo com Sheyla Alves, esse encontro está ocorrendo em todo o país, sob orientação do Conselho Nacional de Assistência Social, com a intenção de articular os sujeitos e organizadores envolvidos nas Conferências. “Este ano, estamos fazendo uma dinâmica diferente para que os usuários dos programas também participem, sejam protagonistas dessas políticas. Assim, poderemos levar propostas e traçar estratégias para a Conferência Estadual e disputar a Nacional”, explicou.

O painel de abertura discutirá a VII Conferência Estadual, com foco no seu processo de construção e no papel e procedimentos de participação dos delegados, com a presidente do Ceas, Maria Lucia Santos. No segundo momento, as assistentes sociais Elen Maria Madeira e Maria Rita Vieira irão abordar a Trajetória das Conferências Nacionais de Assistência Social. Por último, a assistente social Sheyla Alves, discorrerá sobre a Preparação para a VII Conferência Nacional de Assistência Social.

O evento contará com a participação de 478 delegados da sociedade civil, eleitos nas 97 Conferências Municipais, além de representantes do governo. Os municípios de pequeno porte I e II terão direito a quatro delegados, os de médio porte a oito e os de grande porte, como Maceió e Arapiraca, a dezesseis e dez, respectivamente.

Segundo ela, esse movimento começou nas Conferências Municipais para garantir que os usuários do programas socioassistenciais tivessem assento e efetiva participação nas discussões. “Os municípios que não realizaram conferências tiveram seus delegados tirados por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos grupos assistenciais”, completou Sheila Alves.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos