Simulação de ataque terrorista mobiliza militares no Porto de Maceió

Flávia Duarte/Alagoas24horasFlávia Duarte/Alagoas24horas

Cerca de 300 militares, entre eles fuzileiros navais da Marinha, da Capitania dos Portos de Alagoas e Força Aérea Brasileira realizam, até a próxima sexta-feira, dia 25, o Exercício de Defesa de Porto – o Deportex NE/09. O objetivo do exercício é garantir a continuidade das operações da zona portuária de Maceió em situação de conflito.

Desde ontem, 21, os militares estão instalados no Porto de Maceió, sob a ameaça de um ataque terrorista. Os procedimentos adotados pelos fuzileiros – que contam com dois navios patrulhas, quatro lanchas e uma aeronave da Força Aérea Brasileira, além de informações da Agência Brasileira de Informações (ABIN) – visam à manutenção do funcionamento do porto.

De acordo com o capitão-de-fragatas Carlos Henrique Vasconcelos Martins, comandante da Capitania dos Portos em Alagoas, o treinamento é realizado a cada seis meses em um porto do país e Alagoas foi escolhido para este exercício, que visa “adestrar o efetivo local” para situações críticas.

A presença dos fuzileiros navais, sendo 200 deles oriundos de Natal (RN) e 100 de Maceió, mudou a rotina do porto, uma vez que as medidas de seguranças foram reforçadas. Na prática, todas as pessoas e veículos são rigorosamente revistados e algumas áreas se tornaram restritas apenas ao pessoal autorizado.

Além dos integrantes da Marinha do Brasil, o exercício conta, ainda, com a participação da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, além da administração do Porto de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos