Ibama realiza Semana da Criança

A superintendência regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá desenvolver, na próxima semana, atividades para comemorar a Semana da Criança.

A partir da próxima segunda-feira (5), instituições voltadas para o atendimento a portadores de necessidades especiais integrarão uma extensa programação, com exibição de filmes, palestras e exposições e realização de oficinas. O objetivo é desenvolver e fortalecer a consciência ambiental dos pequenos futuros professores, com bastante interação.

Alunos de instituições como a Apala, Laca, Adefal, AAPPE e Sociedade Pestalozzi, entre outras, encontrarão a oportunidade de um contato direto com a natureza. De acordo com a assessora de eventos do Ibama, Taciana Amorim, a Semana da Criança vai trabalhar a interação e a conscientização dos pequenos.

“Na programação que elaboramos, tivemos o interesse de desenvolver atividades voltadas para despertar nas crianças o interesse pela riqueza ambiental e o contato direto com a natureza. Haverá exibição de cine ambiental, com histórias contadas em desenho animado, oficinas de reciclagem e apresentação de material apreendido, entre outras atividades”, explica ela.

Nas palestras e até mesmo durante a exibição de filmes, as crianças saberão um pouco mais sobre a importância de preservar rios, lagos e todos os mananciais existentes na natureza.

“Nesse enfoque, vamos desenvolver oficinas de reciclagem de materiais, como a confecção de brinquedos com garrafas pet, caixas de leite e latinhas de refrigerante, com a colaboração do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) através das educadoras Sheyla Tavares e Rozângela Sá. As crianças que participarem da Semana da Criança do Ibama sairão com um presente feito por elas mesmas, com material que iria para o lixo ou seria lançado em rios e lagoas, agredindo o meio ambiente”, acrescenta Taciana Amorim. “Afinal, são pequenos grandes professores, para levar ao ambiente familiar a lição da consciência quanto à necessidade de preservar o ambiente natural”, completa Taciana.

A superintendente do Ibama no Estado, ambientalista Sandra Menezes, afirma que a programação só será possível devido a parceria firmada com alguns fornecedores, dentre eles o Batalhão de Proteção Ambiental (BPA) e do Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Salvamento Ambiental. “O Batalhão é um dos nossos grandes parceiros, que nas suas atuações apreende muito material que representa a agressão ambiental, como gaiolas e armas que deixam feridos ou mortos animais de diversas espécies”, informa ela. O acervo apreendido pelo BPA será exposto durante a semana especial do Instituto, bem como o do Corpo de Bombeiros de Salvamento Ambiental, o qual atua no salvamento e captura de animais machucados ou em algum tipo de situação de risco no Estado.

No final da visita, as crianças também poderão levar mudas de árvores nativas. A Semana da Criança será desenvolvida nos dois horários durante toda a semana, a partir da próxima segunda-feira (5) até a sexta-feira (9). As turmas de alunos serão recepcionadas sempre as 9h e as 14h, no centro de visitantes, na sede do Ibama. Maiores informações pelos telefones 2122-8300 ou 2122-8316.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos