Conselho ambiental vai a loteamento na Barra

Membros do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) vão a Barra de São Miguel nesta terça-feira para analisar um projeto de loteamento em área de restinga, cuja área é 21 milhões de metros quadrados. Dividido em duas glebas, às margens direita e esquerda da AL-101 Sul, o megaempreendimento prevê ao longo de dez anos a construção de condomínios de luxo, dois hotéis, campo de golfe e centro comercial, entre outros prédios e equipamentos, tudo cercado por vegetação nativa, lagos, fauna e pequenas dunas. Só na faixa de praia serão 38 lotes, além dos hotéis, numa área de 368 mil metros quadrados.

O projeto, da empresa paulista SPE Empreendimentos Imobiliários LTDA, recebeu parecer favorável do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), com várias restrições e condicionantes. Agora falta aprovação do Cepram para a emissão da Licença Prévia. A visita dos membros do Conselho ao local do empreendimento, nesta terça-feira, foi provocada pelo Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, que têm assento no Cepram representando a sociedade civil organizada. O pedido de Licença Prévia será votado em reunião extraordinária no próximo dia 27.

“É importante que a imprensa acompanhe este processo. E a população também precisa discutir e opinar”, afirma Carlos Roberto Pereira, coordenador do Núcleo de Ecojornalistas, diretor do Sindjornal e membro do Cepram. Segundo ele, a faixa litorânea de Alagoas, tanto para o Norte quanto para o Sul, passará por um processo de rápida ocupação nos próximos anos, com grandes empreendimentos que necessitam ser muito bem disciplinados. “Estão em jogo não só as questões ambientais, mas outros interesses da comunidade”, acrescenta.

Uma das principais preocupações do Sindicato dos Jornalistas e do NEJ-AL com o novo loteamento na Barra de São Miguel é a ocupação da faixa de praia. Além de frágeis cristas de areia e da vegetação arbustiva ao longo da preamar, o local é utilizado por tartarugas para desova, constituindo-se em importante área de preservação. Outros aspectos importantes a se considerar, devido ao porte do empreendimento, são os recursos hídricos a serem consumidos pelos futuros moradores, bem como a destinação dos resíduos sólidos.

A visita dos membros do Cepram ao local do loteamento será às 14 horas, saindo do Sindicato dos Jornalistas.

Fonte: Sindjornal e NEJ-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos