IMA monitora piscinas da Pajuçara

AssessoriaAssessoria

Com a chegada dos dias quentes e a capital alagoana registrando um alto fluxo de turistas, as praias de todo do Estado voltam a ser o principal alvo dos visitantes de várias partes do mundo. Em busca das belezas naturais que fazem de Alagoas um dos destinos mais procurados do País, pessoas de diversas idades se encantam com as praias e os coqueirais que são o cartão postal do Estado.

Por conta da alta demanda turística, os ambientes recifais são, muitas vezes, castigados porque os banhistas desconhecem os cuidados necessários para a preservação do ecossistema marinho. É neste ponto que o trabalho do Instituto do Meio Ambiente (IMA) se faz presente a cada vez mais necessário.

No último sábado (17), a equipe do Gerenciamento Costeiro do IMA, em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) fez um trabalho de monitoramento e educação ambiental nas piscinas naturais da Pajuçara. Técnicos e duas biólogas abordaram turistas e canoeiros que estavam nas piscinas, para uma “aula” de boa convivência com a natureza. “Sabemos que nem sempre é de má fé, mas muitas pessoas desconhecem qual o comportamento correto nestes ambientes. Por isso nossa preocupação em fazer este trabalho de forma sistemática”, disse o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge, que foi pessoalmente capitanear a ação.

Para os turistas que lotavam a piscina, a iniciativa do IMA foi, além de necessária, muito bem vinda, já que as belezas do litoral alagoano precisam ser preservadas, para que outras gerações conheçam. Foi assim que o casal Gilson Caires e Júlia Franco que visitavam Alagoas pela segunda vez, depois de 25 anos. “Estamos numa segunda lua-de-mel e escolhemos Alagoas nas duas vezes”, disse a paulista de Ribeirão Preto, salientando a importância de ações de preservação ambiental. “É muito bom chegar aqui e ver um órgão de meio ambiente preocupado em manter a natureza. Queremos vir a Alagoas outras vezes e, quem sabe, trazer nossos netos para conhecer a terra que tanto nos encanta. Por isso vemos com tão bons olhos a iniciativa de preservação”, completou.

Durante a ação, as duas biólogas explicaram sobre a formação dos corais e o que é necessário para mantê-los em bom estado. Os visitantes receberam uma sacola biodegradável para depositar o lixo e material informativo sobre a conduta correta em ambientes recifais.

Fonte: Flávia Batista/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos