Governo acompanha técnicos do estaleiro

Agência AlagoasReunido com técnicos do grupo Sinergy, o secretário Luiz Otávio Gomes disse que o Estado tem cumprido o cronograma de apoio ao empreendimento

Reunido com técnicos do grupo Sinergy, o secretário Luiz Otávio Gomes disse que o Estado tem cumprido o cronograma de apoio ao empreendimento

Secretários e diretores de instituições do governo de Alagoas receberam e acompanharam os técnicos do grupo Synergy, durante toda a semana, em diversos órgãos do Estado. O governo confirmou a disposição de executar as ações na área de infraestrutura — água, saneamento, rodovias — e de encaminhar processos burocráticos dentro do cronograma do empreendimento.

A semana começou com visita à Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), onde a equipe técnica do grupo Synergy, acompanhada pelo superintendente de Logística da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), André Toledo, foi recebida pelo presidente da companhia, Jessé Mota.

Segundo o engenheiro do Estaleiro, Max Welber, o presidente da Casal garantiu o atendimento na área de saneamento e abastecimento de água ao empreendimento e ao conjunto residencial que será construído próximo. Além do engenheiro, o corpo técnico do grupo empresarial foi formado pelo gerente fiscal Paulo Renato Alvin e a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Synergy, Lumara Rocha.

Estrutura portuária — Max Welber explicou que o empreendimento necessita de forte estratégia logística, pois 90% dos equipamentos e do aço utilizados na fabricação de navios chegarão pelo Porto de Maceió. “A AL-101 Sul será a principal rodovia de ligação ao empreendimento”, afirmou Welber. Ele infomrou ainda que o transporte de equipamentos, como geradores, chapas de aço, motores, etc. —, representará forte impacto na estrutura, pois apenas uma carreta carregada tem uma média de 35 a 40 toneladas. Essas informações foram discutidas durante reunião dos técnicos com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Manoel Messias.

Água — O secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, confirmou o acompanhamento e disponibilização dessas necessidades básicas. Na ocasião, Fireman definiu as ações na área de infraestrutura na região de Coruripe e orientou os técnicos sobre a possibilidade de captação de água na região.

Para o funcionamento do Estaleiro Eisa Alagoas, a previsão do projeto é ter uma demanda de 10 mil Kw de energia elétrica. Para isso, ocorreu também uma reunião com o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Energético da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Geraldo Dias, que confirmou o início dos estudos de análise para a necessidade energética do empreendimento e do conjunto residencial.

Resultados — A equipe técnica do grupo Synergy reuniu-se com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, para apresentar os resultados das atividades realizadas nesta semana, já que a Secretaria responde pela coordenação dos atendimentos aos empreendimentos. O secretário destacou o empenho de toda a equipe do governo do Estado em atender as necessidades, burocráticas e de infraestrutura. “O secretário Marco Fireman e os órgãos ligados à pasta estão empenhados e numa única sintonia”, enfatizou Luiz Otavio Gomes.

“Com o cronograma em dia, tudo com que o governo se comprometeu está realizando”, declarou o secretário, após uma reunião com os gerentes técnicos do grupo. O secretário explicou que até o dia 15 de novembro finaliza os levantamentos dos processos burocráticos para desapropriação da área, ocorrendo logo em seguida o envio do projeto de Lei à Assembléia Legislativa de Alagoas para a concessão do terreno à empresa. “Acredito que o Legislativo analise e aprove o projeto de lei até 15 de dezembro, contribuindo, mais uma vez, para o desenvolvimento econômico do Estado”, disse o secretário.

Mão de obra — A equipe técnica finalizou as atividades nesta sexta-feira (23), em visita à cidade de Coruripe, local onde será instalado o Eisa. Reunião com a presença do deputado estadual João Beltrão, vereadores e secretários do município e o prefeito Marx Beltrão sinalizou a mobilização da prefeitura, juntamente com o governo, para a realização de programa de capacitação com as pessoas da cidade e região. A expectativa é a criação de aproximadamente 4 mil postos de trabalho somente durante a construção civil do estaleiro. Após a construção, serão gerados 4.500 empregos diretos nos três primeiros anos do Eisa Alagoas.

O prefeito de Coruripe também sinalizou positivamente para o estudo de criação de incentivos governamentais específicos para o empreendimento, devido ao impacto econômico local. Segundo Marx Beltrão, o estaleiro representa para a economia local no mínimo cinco usinas sucroalcooleiras.

Eisa Alagoas — No último dia 9 de outubro, o governador Teotonio Vilela Filho, ao lado do empresário German Efromovich, anunciou a escolha pelo Estado de Alagoas para a instalação do terceiro estaleiro do grupo Synergy com investimento de R$ 1,5 bilhão e a geração inicial de 4.500 empregos diretos. O empresário anunciou que o município de Coruripe receberá o empreendimento numa área de 2 milhões m².

No momento do anúncio, German Efromovich explicou que a localização privilegiada do Estado de Alagoas, quanta à posição geográfica, que atenderá o oeste da África e Golfo do México, foi fundamental na decisão pela atração do Eisa para o Estado, mas também apresentou outros motivos. “Alagoas mostrou confiança e segurança, foi um trabalho de união de todos os órgãos, onde não teríamos em outro lugar”.

A apresentação do projeto arquitetônico básico do estaleiro foi feito à imprensa com a presença do senador da república João Tenório, dos secretários Luiz Otavio Gomes (Desenvolvimento Econômico), Marco Fireman (Infraestrutura), e Nelson Ferreira (Comunicação), do deputado federal Joaquim Beltrão, do deputado estadual João Beltrão, além dos assessores da prefeitura de Coruripe.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos