Jovens poetas e escritores lançam antologia

O grupo literário Infanto-Juvenil condomínio Pedras do Atlântico, do bairro de Cruz das Almas, acaba de produzir a antologia “Pensamentos literários de crianças e jovens”, contendo textos e poemas produzidos por eles próprios, sob a supervisão da senhora Miriam Rodrigues Almeida e o apoio do síndico geral Valtenor Leôncio. O grupo surgiu em julho de 2006 com a participação inicial de Ailton Monteiro de Carvalho Neto, Raquel Brandão Leal, Roberto César Granja de Carvalho e Stefan Rodrigo Lopes Tenório.

A partir de então, novos nomes foram agregados e agora os atuais 56 participantes resolveram mostrar seus trabalhos através da publicação de um livro que será lançado no próximo dia 30, no salão de festas do próprio condomínio. Alguns dos fundadores já estão hoje na universidade e outros a caminho do ensino superior. A maioria, entretanto, ainda permanece nos bancos escolares. “O que o torna centro de atenção é a espontaneidade com a qual fluem as estórias, poemas e escritos e a forma como os grupos cresceram. O estilo dos escritos é peculiar à fase escolar de cada escritor”, diz a coordenadora do grupo, Miriam Rodrigues.

“Na realidade, hoje são dois segmentos; o grupo antigo e o grupo novo, mas o entusiasmo é tão grande que a maioria dos membros chega a participar das reuniões dos dois grupos”, complementa Miriam Rodrigues.

Gosto pela leitura

O síndico geral Valtenor Leôncio, um grande incentivador do grupo literário, afirma que “os temas dos escritos surgem de forma natural, fruto da observação dos próprios autores sobre o que se discute no momento, tais como a defesa do meio ambiente, os problemas relativos aos preconceitos sociais, cidadania e outros”. Valtenor recomenda aos outros síndicos: “Esta é uma iniciativa que deve ser adotada em outros condomínios, estimulando o gosto dos jovens pela leitura e pela escrita, afastando-os um pouco dos computadores e dos jogos eletrônicos, levando-os também ao saudável exercício da convivência humana”.

“É importante saber que o grupo literário tem se firmado continuamente com apoio dos familiares e de todos que formam o condomínio Pedras do Atlântico, que desse modo participam do crescimento do grupo dando apoio nas reuniões constando de coordenadores, assessores, escritores e poetas. Estas acontecem no salão do clube do condomínio construído no espaço interno do nosso condomínio Pedras do Atlântico”, ressalta o síndico.

Outro fator muito importante na construção deste Livro e deste grupo literário infanto-juvenil é que os participantes adultos se sentem fortalecidos pelo fato de estarem contribuindo para a preservação do habito de ler e de escrever desta geração. Contato: 82-9902-6611, Valtenor Leôncio. Visite: www.pedrasdoatlantico.com.br

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos