Panfletagem alerta sobre o reumatismo

O dia 31 de outubro é dedicado à luta nacional contra o reumatismo, doença que acomete cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Associação Mineira de Reumatologia. Para celebrar a data, reumatologistas alagoanos promoverão no domingo, 1º, das 9h às 15h, uma panfletagem informativa em tenda armada próxima à barraca Lopana, na Ponta Verde.

Conforme explicou a reumatologista da Santa Casa de Maceió, Maria do Carmo dos Santos, o reumatismo é uma patologia genérica, que engloba diversas doenças que têm em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, cartilagem, estruturas peri-articulares (localizadas próximas às articulações, tendões, ligamentos, etc) e/ou de músculos.

"O reumatismo não afeta apenas juntas e articulações, nem somente idosos, mas pode se manifestar também em outros órgãos. Pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças", explicou a especialista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem 130 tipos de doenças reumáticas, dentre elas as osteartrites (artrose), reumatismos extra-articulares (tendinite, bursite), lombalgias posturais , gota, fibromialgia, doenças inflamatórias do tecido conjuntivo (artrite reumatoide, lúpus) etc.
A osteoartrose, conhecida popularmente como "bico de papagaio", é uma das mais comuns e atinge 60% da população. "Diferente do que muita gente pensa, o ‘bico de papagaio’ não atinge apenas a coluna, mas várias articulações em todo o corpo", detalhou a especialista.

"A junção de fatores genéticos, hábitos cotidianos e estilo de vida agravam ou levam à doença, porem algumas patologias podem ser prevenidas e ou minimizadas”, acrescentou a reumatologista.

Muitos dos exames de laboratório são inespecíficos, o diagnóstico da maior parte das doenças reumáticas é feito com base na análise clínica dos sintomas e sinais observados pelo médico. Além da dor, inflamações são especialmente levadas em consideração para detectar a doença.

A maioria dos tratamentos envolve procedimentos farmacológicos e não farmacológicos, como exemplo, prática de atividades físicas, mudança de hábitos e controle de peso.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos