Mulheres do Axé sobem a Serra da Barriga

Serra da Barriga em União dos Palmares
Serra da Barriga em União dos Palmares

Um cortejo formado por mulheres religiosas de Alagoas e ialorixás de diversos estados brasileiros, é a novidade este ano das comemorações do Dia da Consciência Negra, que transcorre no próximo dia 20. As mulheres do Axé, como são conhecidas, subirão ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (União dos Palmares), ao som das Orquestras de Tambores e Filhos de Zumbi, a partir das 6h da manhã.

Ao som de cânticos em reverência aos seus antepassados, as mulheres do Axé subirão a Serra da Barriga, cenário do maior quilombo que já existiu no Brasil, onde farão um momento religioso. Essa foi à forma que encontraram para homenagear Zumbi dos Palmares, o grande líder negro, levando uma mensagem de paz para todo povo brasileiro.

A programação não ficará apenas limitada ao cortejo. Uma série de atividades está prevista para acontecer durante a Semana da Consciência Negra, que será realizada pela Fundação Cultural Palmares, em parceria com o governo do Estado, prefeitura de União dos Palmares, Grupo União Espírita Santa Bárbara, Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup) e da Secretaria de Estado da Cultura.

Quem for a União dos Palmares a partir desta sexta-feira (6) já poderá participar de ações que serão realizadas pela prefeitura, a exemplo da caminhada com o tema “Respeitando as Diferenças”, que acontece a partir das 15 horas, com concentração no Ginásio de Esportes. No sábado e domingo será realizado o Fórum Alagoano de Capoeira, no auditório da prefeitura.

De 10 a 13 acontece um ciclo de palestras também no auditório da prefeitura. E, no dia 14, as mulheres negras do Muquém, comunidade quilombola, terão a oportunidade de participar de concurso de beleza promovido pelo município. Dando continuidade ao evento nos dias 14 e 15 também será realizado o I Encontro Alagoano de Hip-Hop.

No dia de 19, os quilombolas das diversas comunidades alagoanas se reúnem para discutir políticas públicas, durante encontro Etno e Desenvolvimento Cultural Quilombola. Nesse mesmo dia, acontece mais um concurso de beleza, onde será escolhida a representante do município.

O último dia da semana da Consciência Negra será um misto de atividades religiosas e culturais. Primeiro, o cortejo das mulheres do axé, seguido de um café para as participantes, apresentações culturais com as orquestras Filhos de Zumbi e de Tambores e grande roda de capoeira. E, ainda oficinas de Imagem e Visual, de Indumentária, Pinturas Especiais e que serão abertas ao público. À tarde está previsto uma parada militar seguida de desfile estudantil.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos